EnglishEspañolPortuguês

Ativistas resgatam gato durante manifestação em Curitiba (PR)

5 de dezembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Nem mesmo a chuva forte da manhã impediu a realização de mais um ato informativo pelos Direitos Animais, realizado pelo grupo Onca no sábado, dia 03, na Praça Osório, em Curitiba (PR).

Gata foi resgatada no centro da cidade. (Foto: Dviulgação)

Desde as 8h30min, os ativistas organizavam a montagem do estande sob a chuva que caía. Mas já nos primeiros momentos em que atendiam o público, Juliana, uma jovem vegetariana há 4 anos e que já está adotando o veganismo, parou para trocar informações sobre as opções veganas na cidade.
Ainda pela manhã, o tempo foi mudando, e com a chuva indo embora, o público começou a crescer nas ruas e mais pessoas foram parando no estande do Onca para conhecer o trabalho ou esclarecer dúvidas. Uma professora de Biologia, um jornalista e estudantes de diversas áreas estiveram entre aqueles que pararam para conversar e parabenizar a atividade.
Outro encontro interessante foi o com integrantes de uma barraca montada nas proximidades, que defendia os direitos de diferentes causas e filosofias sociais, onde, entre eles, também havia vegetarianos e veganos.
Informações atingem dezenas de pessoas.
Mas, certamente, o momento mais marcante do dia foi o do resgate de uma gata, que havia subido em uma árvore, numa praça próxima.
Um morador da região, ao avistar a barraca do Onca, foi pedir socorro, contando que havia um gato que há 3 dias estava no galho de uma das altas árvores da Praça Zacarias e não conseguia descer. Segundo disse, ele e outros moradores haviam telefonado para a prefeitura e também para o Corpo de Bombeiros, mas ninguém havia aparecido para socorrer o animal.
Tempo ruim não impediu ação de ativistas. (Foto: Divulgação)

Alguns dos ativistas do Onca foram verificar e o ativista Emerson, com a ajuda de Everson, conseguiu escalar a árvore e apanhar o animal –uma gata.
Enfim seguro o animal, era impossível descer, pela altura da árvore. A ativista do Onca, Ariane, telefonou então para o Corpo de Bombeiros que, dessa vez, não demorou a chegar. Um caminhão do Corpo de Bombeiros apareceu e uma escada foi estendida até o topo, com uma corda apoiada ao redor da árvore. Um dos soldados dos bombeiros subiu pela escada e apanhou a gata. Subindo novamente, levou uma corda e um cinto de segurança para o ativista Emerson que, finalmente, pode descer com tranquilidade.
A ação parou completamente a praça. Pessoas que passavam, paravam para fotografar ou filmar, saíam nas portas das lojas para assistir e comentavam a cena. Uns diziam entre si, do ativista do Onca: “ele é louco!”.
Com os dois personagens do acontecimento já seguros no chão, diversas pessoas se aproximaram, uns parabenizando o ativista pela coragem, outros, se oferecendo para adotar a gata, ainda assustada e desidratada.
Dali, o animal foi levado para ser atendido. A ativista Ariane acabou adotando a gata, que foi batizada de Pandora. Durante o final de semana a gata ficou arisca, ainda se recuperando. Mas na segunda-feira, já estava bem de saúde e se adaptando bem ao seu novo lar.
Fonte: Onca

Você viu?

Ir para o topo