EnglishEspañolPortuguês

Após polêmica, gatos são retirados de apartamento em Vila Isabel (RJ)

5 de setembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Cristina Boeckel/G1
Cristina Boeckel/G1

Os gatos que estavam no apartamento em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, onde dois animais caíram na terça-feira (1), foram retirados do imóvel por volta das 21h de quinta-feira (3) por agentes da Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) e da ONG Quatro Patinhas.
Os felinos deixaram o apartamento, após acordo com Lucia Martinez, a dona do imóvel onde estariam, pelo menos, 17 gatos. A saída dos animais foi acompanhada de gritos de comemoração dos moradores.
Alguns, como a vizinha de porta do apartamento, Andrea Damasceno, se emocionaram quando os animais foram retirados. “Foram três anos de luta”, declarou, chorando muito.
Somente os agentes e integrantes da ONG tiveram acesso ao corredor do quarto andar no momento da saída dos felinos.
Os gatos saíram em nove grandes caixas de transportes, que foram levadas em duas vans. O secretário de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), Luis Antonio da Costa Ramos, afirma que chegou a um acordo para que os felinos sejam retirados do imóvel e levados para a ONG Quatro Patinhas, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio.
“Ficamos cerca de três horas na porta dela. Ai ela abriu a porta e permitiu a minha entrada. Fizemos a proposta a ela, mas não quis levar para o abrigo da prefeitura. Ela já estava em contato com a quatro patinhas. Ai selamos um acordo que ONG ficaria com estes animais e disponibilizaríamos transporte para levá-los para lar temporários. No domingo, então, irão para o abrigo da quatro patinhas. Eles vão passar por exames, serão esterilizados e depois serão colocados em adoção”, afirma o secretário.
Lucia Martinez afirma que vai fazer uma campanha em parceria com a ONG para a adoção dos 17 gatos e de outros animais. Ela se defendeu as acusações da síndica, Glaucia Lopes, de que alguns de seus gatos teriam sido retirados de madrugada. “Dois gatos que saíram de madrugada. Eles eram da minha filha” disse.
Briga na justiça continua
O acordo para a retirada dos gatos não pôs fim, no entanto, à disputa judicial de Lucia com o o condomínio, em processo movido por causa do cheiro e do barulho dentro do condomínio. A audiência desta quinta terminou sem acordo e a sentença do Tribunal de Justiça deve ser dada em outubro.
De acordo com Cristiane Duarte, presidente da ONG Quatro Patinhas, os animais estão em boas condições de saúde, mas o ambiente não era saudável para tantos animais. “Os animais não estão maltratados, só precisavam de um ambiente com mais limpeza. E eles não estavam castrados. Invariavelmente ocorriam disputas por território.”
Adoção
De acordo com Cristiane, quem deseja se candidatar a adoção já pode entrar em contato. “Eles serão tratados e estarão disponíveis para a adoção entre 15 dias e um mês. Eles precisam ser castrados e passarão por exames. As pessoas que estiverem interessadas podem entrar em contato.”
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo