EnglishEspañolPortuguês

Pato demonstra afeto pelo tutor enquanto o espera voltar da escola

5 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: YouTube/Jamie Toschi
Foto: YouTube/Jamie Toschi

Não só os mamíferos amam os seus humanos e fazem questão de demonstrar. O pato Nibbles foi filmado fazendo o mesmo. As informações são do The Dodo.
O doce pato domesticado é o membro de penas da família Toschi, na Califórnia (EUA), entre os quais Jonny parece ocupar o posto mais alto em seu coração. Uma vez que a mãe de Nibbles morreu antes dele nascer, o patinho passou a considerar o menino de 10 anos como se ele fosse seu pai – um papel que Jonny abraçou com alegria.

Aparentemente, se dependesse da vontade de Nibbles, os dois nunca se separariam. Basta ver o quão animado ele fica ao ver Jonny voltando da escola, cumprimentando-o com um coro de grasnados felizes.
“Imprinting”
O fato de Nibbles ter tomado a Jonny como “pai” já foi cientificamente estudado e é chamado “imprinting”. Trata-se de um fenômeno exibido por vários animais jovens, sobretudo pássaros – quando saem de seus ovos, eles seguirão o primeiro “ser” em movimento que encontrarem no ambiente, o qual pode ser a sua mãe, mas não necessariamente. Ocorre então uma ligação social entre o filhote e este organismo, ligação esta que é “impressa” imediatamente e irreversivelmente no seu sistema nervoso.
Apesar da explicação científica, não se pode negar que o exemplo de Nibbles só vem reforçar a capacidade de todos os seres sencientes sentirem afeto.

Você viu?

Ir para o topo