EnglishEspañolPortuguês

Dietas vegetarianas são associadas com taxas reduzidas de mortalidade

5 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, as dietas vegetarianas são associadas com taxas reduzidas de mortalidade. O estudo feito com mais de 70 mil pessoas, sugere que a dieta tem resultados mais favoráveis para os homens do que as mulheres.

A possível relação entre a dieta e a mortalidade é uma importante área de estudo. As dietas vegetarianas têm sido associadas com redução do risco de várias doenças crônicas, como hipertensão, síndrome metabólica, diabetes mellitus e doença isquêmica do coração (DIC), de acordo com o estudo.

Os pesquisadores avaliaram a alimentação dos participantes através de um questionário que os separou em cinco grupos: não vegetarianos, semi-vegetarianos, pesco-vegetarianos (inclui frutos do mar), ovo-lacto-vegetarianos (inclui leite e ovos) e vegetarianos (exclui todos os produtos de origem animal).

Segundo os pesquisadores, algumas evidências sugerem que os padrões de dieta vegetariana podem ser associados com redução da mortalidade, no entanto o relacionamento não está bem estabelecido.

Houve 2.570 mortes entre os participantes do estudo durante uma média de tempo de seguimento de quase seis anos. A taxa de risco ajustada para a mortalidade por todas as causas nos vegetarianos em comparação com os não vegetarianos foi 0,88, ou 12% mais baixa, de acordo com os resultados do estudo.

A associação também parece ser melhor para os homens, com uma redução significativa na mortalidade por doença cardiovascular em vegetarianos em comparação com não vegetarianos.

Nas mulheres, segundo a pesquisa, não houve reduções tão significativas destas categorias de mortalidade.

Fonte: Portal de Paulinia

Você viu?

Ir para o topo