EnglishEspañolPortuguês

Zoológico de Melbourne registra mais uma morte trágica

4 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Bruna Araújo (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Julia, um gorila de 33 anos de idade morreu tragicamente ao sofrer uma sequência de agressões físicas violentas de Otana, um gorila macho. Julia foi prisioneira do Zoológico de Melbourne, Austrália, nos últimos 20 anos. As informações são do Animal Liberation.
Julia foi brutalmente espancada enquanto permanecia sobre os cuidados da equipe do zoológico. Cientes da violência, a instituição encaminhou Julia para cuidados veterinários apenas após quase transcorrer 24h da agressão.
Gorilas são animais silvestres que não devem ser mantidos presos ou expostos em áreas confinadas. Animais aprisionados em recintos artificiais, como zoológicos, são vítimas de estresses e sofrem danos psicológicos. O Zoológico de Melbourne é conhecido por ter mantido um gorila completamente isolado por 16 anos em um local completamente antiquado e inadequado.
Não é incomum que animais mantidos em zoológicos exibam comportamentos estereotipados como balançar-se, mutilação, mastigação excessiva e surtos de agressividade extrema.
A tragédia de Julia trás à tona um incidente ocorrido há dois anos, no qual o bebê elefante Sanook morreu após sua cabeça ficar presa em um pneu usado como balanço, sufocando-o até a morte.
Melbourne Zoo é reconhecido como um dos melhores zoológicos do mundo, mas um memorando interno revelou terríveis casos de abuso animal. Entre as situação presentes no documentos está o caso de um elefante que foi esfaqueado repetidas vezes por um dos “treinadores” da instituição. No memorando pode ler-se: “Depois de investir certo tempo tentando controlar o elefante, Pat (o treinador) ficou extremamente irritado e usou seu ‘pico marlin’ (objeto cortante com ponta afiada de metal) para apunhalar a perna do animal, que visivelmente angustiado gritou e defecou”.
Nota da Redação: Zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como o de Melbourne Zoo servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.
 

    Você viu?

    Ir para o topo