EnglishEspañolPortuguês

Cachorra que foi abandonada e perdeu duas pernas é adotada e torna-se embaixadora de animais

4 de junho de 2015
5 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

Uma cachorra com apenas duas pernas, cujo resgate conquistou corações em todo o mundo, irá agora desempenhar um papel de liderança na luta contra a crueldade aos animais.
A inspiradora cachorra, que antes era conhecida como Si Bao, passou de uma vida na qual mendigava comida em uma estação de trem da China a ser parte de uma família em Hong Kong, e agora tornou-se uma embaixadora animal. As informações são do One Green Planet.
Em sua nova função, ela será a garota propaganda do programa Dr Dog da ONG Animals Asia – uma iniciativa que oferece um amigo canino a pessoas em necessidade. Ao fazer isso, a organização também ajuda a promover os cães enquanto “amigos e não comida”, como parte do trabalho da Animals Asia contra o comércio de carne de cão.
A história de Lelly
Foto: Mail On Line
Foto: Mail On Line

Há pouco mais de um ano atrás, depois de ter sido abandonada pela sua tutora, Si Bao e seus filhotes estavam vivendo nas ruas e dependendo da bondade dos funcionários da estação de trem para poderem se alimentar. Ela já havia perdido as pernas traseiras, quando foi atropelada por um trem.
Incrivelmente, apesar do acidente – e ninguém sabe exatamente como ela sobreviveu – ela deu à luz e cuidou de inúmeras crias de filhotes.
A sua sorte mudou em fevereiro do ano passado, quando a  história inacreditável chegou às manchetes internacionais e atraiu esforços para o seu resgate.
Jill Robinson MBE, fundadora e CEO da Animals Asia, acompanhou o caso e, com a ajuda da equipe da ONG chinesa, rastreou Si Bao e seus filhotes. A partir de então, com a assistência de adoradores de cães de todo o mundo, Si Bao e os filhotes foram levados para os cuidados amorosos do Dr Xue e seu time, no Hospital Veterinário Datong Meilian Zhonghe.
Infelizmente, apenas um dos filhotes sobreviveu, pois os outros três sucumbiram à cinomose. O sobrevivente – uma fêmea – recuperou-se e está bem e feliz, apesar de ter ficado com a sequela da doença, na qual balança a cabeça involuntariamente.
Após terem sido inicialmente examinadas e tratadas, Si Bao e sua filhote foram encaminhadas a Wen Yan, gerente veterinário do centro de resgate de ursos da Animals Asia em Chengdu, que viajou para Datong buscá-las e levá-las pessoalmente para a sua casa.
Os veterinários da Animals Asia foram hábeis em cuidar dos ferimentos de ambas, enquanto o resto do time encheu-as de amor – até mesmo incluindo visitas de celebridades como Leslie Nicol, atriz da série Downton Abbey.
De cachorra deficiente nas ruas a embaixadora global de cães
Foto: One Green Planet
Jill Robinson, CEO da Animals Asia, com Lelly e Muddie. Foto: One Green Planet

Foi Lesley quem passou a chamar Si Bao de “Lelly”, seu apelido de infância. A filhote de Si Bao também recebeu um novo nome: Muddie – em homenagem a dois cães resgatados e tutelados por Jill, Muppet e Eddie. Eddie falecera no ano passado.
Uma vez reabilitadas em Chengdu e tendo a quarentena completada em Hong Kong, Lelly e Muddie foram finalmente para a casa de Jill em Sai Kung, para viver com os seus outros cães e gatos resgatados.
Jill diz: “É maravilhoso tê-las de volta em Hong Kong, elas são absolutamente pequenas divas, e é difícil imaginar que viveram nas ruas e passaram fome e provações.  Muddie é como uma criança atrevida, e mesmo com a sua mãe tentando mantê-la sob controle, ela rasga tudo pela casa, criando o caos por onde passa. Pequenos ornamentos de madeira já foram mordiscados, apesar do fato dela ter uma caixa inteira de brinquedos e animais de pelúcia só para ela”.
“A mamãe Lelly é simplesmente fenomenal. Ela corre com determinação pelos degraus da escada, para cima e para baixo, em suas duas pernas, e pula na cama também!  Assim como os nossos ursos com problemas de deficiências físicas, não há nada que ela não possa fazer, como se todos os desafios da vida sobre duas pernas estivessem lá para serem vencidos”, conta ela. “Seu melhor truque é sentar-se e ficar me fitando com os mais lindos e derretidos olhos castanhos – como o gato do Shrek – sempre que ela quer compartilhar a minha comida. Elas são lindas em seu visual e suas personalidades individuais, e perfeitas embaixadoras para essa tolerante espécie, que transborda amor incondicional”.
Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

Os próximos passos para Lelly e Muddie
Com amor e apoio para dar em troca, Lelly e Muddie tornaram-se membros valiosos da família de Jill, mas elas também começam a exercer uma influência mais ampla na comunidade.
Tendo sido chamadas “honoráveis embaixadoras animais” do programa Dr Dog da Animals Asia, sua primeira tarefa foi a de iluminar o dia dos funcionários no escritório da ONG em Hong Kong.
Foto: One Green Planet
Foto: One Green Planet

Você viu?

Ir para o topo