EnglishEspañolPortuguês

Urso e chimpanzé são apreendidos em circo no interior de Minas Gerais

4 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Segundo o Ibama, os dois animais tiveram dentes e presas arrancados.
Por causa da mutilação, o dono do circo vai ser multado em R$ 8 mil.

Enjaulado, o chimpanzé, que teve os dentes arrancados, estava preso por uma coleira. (Foto: Reprodução/Globo)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Juiz de Fora, apreendeu um urso e um chimpanzé que estariam sofrendo maus-tratos em Dores de Campos, na Zona da Mata de Minas Gerais. Os animais, que foram encontrados nesta quarta-feira (2), após uma denúncia, pertencem a um circo de São Paulo que estava se apresentando na cidade.

Ao chegar ao circo, um representante do Ibama constatou que o chimpanzé, que viaja com o circo há 21 anos, estava com coleira e preso dentro de uma jaula. Segundo inspeção do chefe substituto do Ibama, José de Souza, o animal teve os dentes arrancados. No local, o Ibama encontrou também um urso preto, que foi trazido dos EUA e é atração do circo há 18 anos. Ele foi domesticado e também teve as presas arrancadas, segundo o instituto.

O urso que está há 18 confinado no circo também teve dentes arrancados(Foto: Reprodução/Globo)

O dono do circo, Ubirajara Nogueira, diz que os animais são bem cuidados. “Eles vivem no meio do povo, soltos. Atrás do circo tem uma área de 25 metros, onde eles ficam soltos”, disse.

Por causa da mutilação dos animais, o dono do circo vai ser multado em cerca de R$ 8 mil. Além disso, ele pode responder por crime ambiental.

De acordo com informações do Ibama, o urso e o chimpanzé vão ser encaminhados para uma Organização Não Governamental (ONG) que cuida de animais em Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com informações do Ibama e da Polícia de Meio Ambiente, o circo tem licença para funcionar, mas os donos do circo terão que responder pela importação de animal exótico sem parecer técnico favorável e licença expedida por autoridade competente.

Assista ao vídeo da reportagem:

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo