EnglishEspañolPortuguês

Vaca Yvonne é encontrada e levada a santuário

3 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Yvonne viverá em um refúgio para animais, livre do risco de ser morta para o consumo (Foto: BBC)

Apelidada de “Scarlet Pimpernel do mundo das vacas” [em referência ao personagem Scarlet Pimpernel,um herói mascarado que salva pessoas da guilhotina de forma ardilosa e ninguém o consegue apanhar], a vaca Yvonne conseguiu escapar da fazenda em que estava momentos antes de começar a viagem que a levaria à morte.

Mas a solidão trouxe Yvonne de volta da natureza direto para as mãos do homem. Ela ansiava pelo contato com outros bovinos, pois viveu os últimos 98 dias de forma improvisada e livre, adquirindo hábitos noturnos depois que passou a seguir um grupo de cervídeos, segundo informou o jornal Daily Mail.

Konrad Gutmann, de 46 anos, recebeu a recompensa de £9,500, aproximadamente R$ 25 mil, oferecida por um jornal alemão a quem recapturasse Yvonne, pois ela foi encontrada vagando na propriedade dele ao tentar uma aproximação com as vacas que estavam no local.

Yvonne já tinha escapado de todas as tentativas de captura depois de que conseguiu sair da fazenda em Zangberg, Alemanha, em 24 de maio.

Gutmann, um fazendeiro, disse: “Foi apenas sorte. Eu estava fora passeando com minha filha, eram quase 6 da tarde, quando eu vi Yvonne do outro lado olhando para minhas vacas mais novas. Ela parecia solitária.”

Foto: Reprodução/Daily Mail

“Ela voltou para a mata quando nos viu. Fui atrás dela e minha filha reuniu as vacas no campo”. Até que ele conseguiu arrebanhar Yvonne no campo.

“Mas ela estava muito nervosa”, acrescentou Gutmann. “Era possível ver que o estresse pelo qual ela passou nas últimas semanas a afetou.”

Funcionários do santuário animal Gut Aiderbichl, que agora darão a Yvonne uma vida feliz e livre das ameaças de virar comida aos humanos, a reconheceram pelo número de identificação preso na orelha.

Nos primeiros dias de fuga, as autoridades locais perto Mühldorf, na região da Baviera, autorizaram os caçadores a atirar em Yvonne porque ela poderia representar perigo ao movimentado tráfego das ruas. Esta ordem foi revogada depois dos protestos dos ativistas animais.

Depois que se juntou às outras vacas, Yvonne começou a ruminar contentemente sua ração.

Ela foi sedada na manhã desta sexta para ser levada ao santuário, que fica em Deggendorf, onde ela passará os dias com a irmã Waltraud e o filho Frieslt.

Você viu?

Ir para o topo