EnglishEspañolPortuguês

Apresentação de circos com animais é banida no Chipre

3 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Monika Schorr (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há duas semanas, o Parlamento de Chipre aprovou uma emenda à sua Lei de Bem-Estar Animal (Animal Welfare Law ) a favor to banimento total da apresentação de todas e quaisquer espécies de animais em circos, sejam eles selvagens ou domésticos. As informações são da Born Free Foundation.

Traduzido resumidamente do grego, o teor da emenda é o seguinte: “Ficam proibidos o funcionamento e a instalação de circos que incluam em suas apresentações qualquer espécie de animal, seja para atuar em cena, desfiles ou mesmo para só aparecer em público”.

Esta decisiva mudança implementada pelo governo é resultado de muitas discussões durante os últimos anos, tanto políticas, como sem cunho político, e da enérgica militância das organizações europeias ligadas aos direitos animais. Esta resolução significa que Chipre e Grécia, que baniu totalmente a apresentação de animais em circos em abril de 2012, são hoje os dois únicos países europeus que proíbem, de forma absoluta, a exploração de quaisquer espécies de animais em circos.

O instituto Born Free Foundation, voltado à preservação e defesa da vida selvagem em todo o mundo, comemora a recente resolução e felicita o Governo de Chipre, assim como as organizações de defesa dos direitos animais que lutaram incansavelmente pelo banimento de animais em circos no país.

A exploração de animais em circos desvirtua a natureza intrínseca deles e suas características, sujeitando-os a uma vida miserável de sofrimento e abusos, além de minar o respeito público pela vida em todas suas manifestações e pelo mundo natural.

Outra emenda à Lei de Bem-Estar Animal determina a constituição de um Comitê Nacional para a defesa de animais submetidos a experiências de laboratório e a proibição de todo tipo de “mutilação estética” de animais domésticos, o que inclui amputação da cauda, corte de orelhas e remoção de dentes, unhas e cordas vocais.

Esta é uma grande conquista para os direitos animais e que faz de Chipre um exemplo a ser seguido por todos os países. Congratulações, Chipre!

Você viu?

Ir para o topo