EnglishEspañolPortuguês

Homem vai embora, deixa 14 cães sem comida em casa e 11 morrem

3 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação/Pata
Foto: Divulgação/Pata

Onze cachorros filhotes foram encontrados mortos em uma residência na tarde desta terça-feira (2) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Os animais morreram de fome após o tutor se mudar para o Rio de Janeiro há 25 dias. Na casa, situada no Centro, também foram resgatados outros três animais, um pit bull e dois sem raça definida.
A denúncia feita por vizinhos chegou ao grupo Protetores e Amigos de Todos os Animais (Pata) na noite da última sexta-feira (29). No mesmo dia, o grupo foi ao local com o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e constatou a denúncia. Na segunda-feira (1º) o grupo voltou ao local com o apoio da Polícia Militar e do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), onde verificaram os maus-tratos e insalubridade do local. E nesta terça, eles conseguiram entrar na residência e resgatar os animais através de uma ordem judicial obtida após o registro de ocorrência.
“É muito chocante encontrar onze animaizinhos mortos que poderiam ter sido resgatados e que perderam suas vidas por conta de um irresponsável”, lamentou a coordenadora do Pata, que informou que esse foi o primeiro caso de morte por abandono em Campos.
No local não havia comida para os animais e os agentes encontraram um pote com água, que estava com larvas de mosquito da dengue.
Os vizinhos também contaram que na casa funcionava uma rinha de briga de pit bull.
Segundo a Polícia Civil, agentes do CCZ conseguiram entrar em contato com o dono do imóvel e ele teria dito que os agentes não poderiam entrar na residência. Mas após a ação, a polícia não conseguiu mais contato com o proprietário.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o tutor dos animais, um homem de 32 anos, tem várias passagens pela polícia por roubo e ameaça.
O caso foi registrado na 134ª Delegacia Legal do Centro onde está sendo investigado. O dono da casa poderá ser indiciado por abandono e maus-tratos de animais.
Um Projeto de Lei (PL) que criminaliza condutas praticadas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos foi aprovado no mês de abril pela Câmara dos Deputados. O texto estabelece pena de detenção de três meses a um ano nos casos de abandono de cão ou gato. A pena para quem promover luta entre cães é de reclusão de três a cinco anos.
O grupo Pata realiza trabalhos voluntários de recolhimento, castração e resgate de animais em Campos. O grupo, composto por cinco pessoas, não tem sede e são os próprios voluntários que cuidam dos animais em casa e posteriormente os encaminham para adoção.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo