EnglishEspañolPortuguês

ANDA inicia campanha para que motorista de caminhão de lixo de Presidente Figueiredo que triturou cachorro vivo e ajudantes sejam punidos

3 de junho de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

lixo
A Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), iniciou uma campanha para que o motorista do caminhão Jadson James França dos Santos, que deixou pessoas do Brasil inteiro chocadas com as cenas em que um cão, além de ser atropelado e ter as pernas quebradas, ainda foi jogado vivo dentro de um triturador de caminhão de lixo na cidade de Presidente Figueiredo, Região Metropolitana de Manaus, a 107 km de distância da capital, no bairro Dutra, no Amazonas, e seus ajudantes também sejam punidos pelo crime que cometeram.
O motorista, que de acordo com a Anda, foi apenas afastado da função e recebeu multa de R$ 3 mil, mas nenhuma providência foi tomada com relação aos demais funcionários da Via Limpa que tudo assistiram sem nada fazer em defesa do cão, para que sejam punidos, a Agência pede para as pessoas enviaram e-mail ao Procurador-geral de Justiça do Amazonas, Carlos Fábio Braga e para o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas em Defesa do Meio Ambiente, e ainda para a Via Limpa Ambiental e peça providências mais duras não só para o assassino, como também para os demais funcionários que não defenderam o cão.
De acordo com Agência de Proteção aos animais, apesar da empresa Via Limpa Ambiental, contratada pela prefeitura, hoje administrada por Neilson Cavalcante, para a limpeza urbana de Presidente Figueiredo declarar que está apurando as evidências no intuito de punir o motorista com base nas leis vigentes até o momento nada de verdade foi feito.
Com isso, a população se sente desamparada. Um sujeito capaz de tamanha crueldade é um perigo para toda a sociedade e não somente para os animais. Estudos mostram que grande parte das pessoas que maltratam e matam bichos também são violentas com crianças, familiares e vizinhos. Estudo do FBI aponta que mais de 85% dos psicopatas começaram sua trajetória de crimes “treinando” em animais domésticos. Por conta disso, a partir de 2016, quem maltrata e mata animais nos EUA será julgado como qualquer outro criminoso. No Brasil não há lei que coloque na cadeia indivíduos com personalidade extremamente violenta com animais. Ainda que condenados pagam com serviços comunitários ou multas em dinheiro. E a população fica assim obrigada a conviver com sujeitos perigosos, completamente à vontade para cometer atrocidades até mesmo em plena luz do dia.
Repercussão no exterior e Xuxa comentou
Jornais ingleses publicaram as fotos e destacarem o fato da apresentadora Xuxa ter compartilhado as fotos também. “Esse cachorrinho, que atravessava a rua, sem mexer com ninguém, teve as patas quebradas, ainda agonizando a dor foi amarrado e puxado pelo pescoço, antes de ser brutalmente assassinado por esse individuo, sendo jogado e triturado vivo na caçamba do caminhão de lixo, e esse monstro poderá recorrer de uma “multa” de 3 mil reais e continuar andando livremente por aí! Vamos deixar?? Vamos fazer algo?? Juntos nos podemos”, escreveu a apresentadora indignada com o caso.
Como ajudar a punir o motorista
Escreva ao Procurador-geral de Justiça do Amazonas, Carlos Fábio Braga no email [email protected] e para o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas em Defesa do Meio Ambiente no email [email protected] . E ainda, para a Via Limpa Ambiental e peça providências mais duras não só para o assassino, como também para os demais funcionários que não defenderam o cão. São todos cúmplices do ato. O diretor administrativo é Junior Valério e o email é [email protected].
Escreva também, para a prefeitura exigindo que as empresas coletoras de lixo orientem seus funcionários no sentido de evitar e denunciar atos como esse do cão triturado vivo.
Se você é da região de Presidente Figueiredo (AM), chame a mídia local. O crime aconteceu no bairro Dutra e só veio à tona porque câmeras de um conjunto residencial filmaram a crueldade do começo ao fim. Se você ficou indignado, escreva pedindo justiça e compartilhe essa matéria.
O crime
O fato ocorreu por volta de 16h do dia 21 do mês passado, na Rua Novo Airão, Bairro José Dutra e foi divulgado pelo Portal de Urubuí, de Presidente Figueiredo. Um motorista, identificado como Jadson James França dos Santos, dirigindo um carro coletor de lixo atropelou um cachorro que transitava pela via pública.
Normal o atropelamento de um cachorro, que apenas teria quebrado uma da patas, mas o motorista retornou até o inofensivo animal e em vez de socorrê-lo, num gesto de total desumanidade, amarrou o animal com uma corrente e o atirou no carro coletor, como se fosse um saco de lixo dos tantos que ele recolhe nas vias da cidade de Presidente Figueiredo.
Fonte: Fato Amazônico

Você viu?

Ir para o topo