EnglishEspañolPortuguês

Arrecadação colaborativa pretende ajudar cachorra com doença rara a fazer tratamento com células-tronco

2 de agosto de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Por Alex Avancini (da Redação)
diamanda
Ajudar a Diamanda. Esse foi o desafio aceito pela tutora Andresa Poitena quando pensou em criar uma campanha de arrecadação coletiva na internet para financiar o tratamento da cachorra, que no último ano apresentou um quadro grave envolvendo uma doença rara.
Adotada, Diamanda nasceu de uma mistura de boxer com pit bull. Seus primeiros exames indicavam uma inflamação no nervo ciático, o que resultou em remédios caros sem melhora na saúde da cachorra. Em uma segunda tentativa, radiografias fizeram outro veterinário acreditar que o caso seria um inicio de displasia coxofemoral moderada.
Preocupada, a tutora decidiu estudar por conta própria a doença e, analisando a radiografia de Diamanda, chegou à conclusão de que não era displasia coxofemoral e decidiu se aprofundar nas pesquisas. Depois de muita leitura e insistência, ela descobriu que sua companheira sofria de uma doença rara, chamada mielopatia degenerativa.
“No Brasil essa doença não tem tantos estudos e fomos buscar sites dos EUA para um entendimento melhor do caso. Foi quando vimos que a Medicina Veterinária Holística era a única maneira de uma estabilização, pois a doença é bastante cruel, impedindo os movimentos, podendo chegar à paralisia completa e, consequentemente, à morte. Já estávamos bastante desesperados, pois ela piorou muito, a doença já tinha atingido os movimentos da perna direita e ela só anda se arrastando agora”, descreve a tutora, que acrescenta: “Depois de muitas pesquisas encontramos o Bicho Integral, que faz tratamentos de homeopatia, nutracêuticos e fitoterapia para cães, justamente o tratamento que era indicado nos artigos norte-americanos que estávamos estudando. Conseguimos comprar a bicicleta para a Diamanda; todos os dias ela toma esses medicamentos naturais, faz acupuntura e dedicamos todas as nossas manhãs para levá-la à praia para nadar, nadar muito para estimular os movimentos”.
Há 3 meses Andresa conheceu um tratamento inovador com células-tronco que ainda está em fase experimental, mas que é uma das únicas esperanças da cachorra, que já tem 9 anos, voltar a andar. Diamanda foi selecionada para fazer o tratamento, mas, por ter um custo muito alto, foi criada uma campanha de crowdfunding (arredação colaborativa), pois o custo mensal de medicamentos é alto e, sem a ajuda, seria impossível prosseguir com o tratamento.
Basicamente, este tratamento coletará o tecido adiposo da própria Diamanda. Esse tecido será enviado para um laboratório que usará células sadias do animal e as multiplicará. Essas células ficarão armazenadas no laboratório, em um banco de células, para a multiplicação constante durante todo o período do tratamento. As aplicações dessas células serão feitas mensalmente na medula óssea da cachorra. Depois de cada aplicação, o animal passa por um período de repouso, durante o qual o trabalho com a fisioterapia e a acupuntura não para, tudo para estimular as células, pois, quanto mais estímulo, mais rápida é a resposta do organismo para o tratamento.
Em entrevista à ANDA os tutores contam que a ideia de realizar um crowdfunding foi um processo. Depois de passar por muitos veterinários e por fim chegar em um diagnóstico preciso, Diamanda já estava praticamente sem movimentos nas patas traseiras, e os tutores se esforçavam para manter tratamentos que impediam o avanço da doença com veterinários que realizam terapias naturais, como fitoterapia, nutracêuticos, vitaminas, homeopatia e principalmente fisioterapia e acupuntura.
di2
Mensalmente a Diamanda toma muitas cápsulas e remédios manipulados muito caros. O casal gasta mais de mil reais mensalmente com todo o tratamento. “À fisioterapia nós mesmos nos dedicamos diariamente, separamos nossas manhãs para levá-la à praia para nadar e caminhar na água. Compramos a bicicleta dela para caminhar e ter uma vida mais ativa e feliz. Há 20 anos somos veganos e estamos envolvidos com a luta animal, mas, com todas essas idas e vindas em veterinários nós nos envolvemos ainda mais, conhecendo mais e mais pessoas que buscam e se dedicam diariamente aos animais. E nesse período surge a oportunidade de fazer um novo tratamento além do que já fazemos, que é o tratamento com células-tronco, um tratamento caríssimo, ligado à Medicina Regenerativa. Foi nesse tratamento que vimos uma esperança de parar a doença da Diamanda, de mantê-la viva e fazê-la voltar a andar com as próprias patas. Mas o custo alto e a impossibilidade financeira de fazer esse tratamento nos fez pensar no crowdfunding. Vimos no financiamento coletivo uma luz para conseguir realizar esse tratamento. A ideia de cada um cooperar com um pouco é incrível e muda muitos destinos. E isso nos fez pensar além da Diamanda e criar uma plataforma de crowdfunding para causas animais.”
Com a experiência de todo o processo, o casal decidiu criar uma plataforma de financiamento coletivo para causas animais e iniciar o projeto com a campanha da Diamanda. Assim surgiu o www.amor-animal.org
Para ajudar a Diamanda, acesse o link para a sua campanha e obtenha mais informações sobre o tratamento e as recompensas oferecidas para quem decidir colaborar.
Conheça a vídeo-campanha da Diamanda:

Você viu?

Ir para o topo