EnglishEspañolPortuguês

Em busca de comida e abrigo, gambás entram em residências no PR

2 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Gambá que foi morto em residência é colocado em cima de muro. Foto: Anderson tozato/ PO

Várias residências da Rua André Ferreira de Camargo, no Xaxim, em Curitiba (PR) estão recebendo a visita de gambás que buscam alimento e abrigo. Os moradores estão preocupados, pois dizem que os animais entram na sala, nos quartos, na cozinha e na lavanderia.

Na casa de Claudete Albuquerque os gambás já comeram as frutas da mesa e encontrou uma ninhada no balde quando foi limpar a casa.

Alimento e abrigo

As famílias moram perto do Bosque Reinhard Maack. A médica veterinária e coordenadora do Serviço de Pesquisa e Monitoramento de Animais Silvestres da prefeitura de Curitiba, Luciane Popp, explica que os gambás vivem mesmo em áreas de bosque, e nos últimos anos têm saído aos poucos desse ambiente, indo para o convívio com humanos.

“São donos de extrema adaptabilidade e em todas as grandes cidades os gambás, que são da família dos marsupiais (cangurus), estão aumentando. Eles procuram locais com alimento e abrigo”, comentou.

Dicas de prevenção

A médica Luciane Popp alerta que os gambás podem reagir e morder. “Se isso ocorrer, as pessoas devem procurar um posto de saúde, porque podem transmitir raiva, fungos ou bactérias”, orientou.

No entanto, a prefeitura, segundo Luciane, não tem serviço de retirada ou acolhimento desses animais. Ela explicou que as pessoas devem procurar serviço especializado, particular.

“Colocar uma tela nas aberturas do forro é uma boa dica, “porque não vão encontrar lugar para se alojar”, orienta, a veterinária.

Com informações do Paraná Online

Você viu?

Ir para o topo