EnglishEspañolPortuguês

Vereadores aprovam criação de Centro para animais em risco em Curitiba (PR)

1 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) deverá ser construído junto do Centro de Zoonoses Redação RIC Mais
Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) deverá ser construído junto do Centro de Zoonoses
Redação RIC Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram, nessa segunda-feira (31), que a prefeitura gaste R$ 1,114 milhão do Fundo Municipal de Meio Ambiente na criação de um espaço público para tratar da saúde de animais domésticos em risco e servir como referência em campanhas de adoção. O projeto de lei orçamentária recebeu 25 votos favoráveis e uma abstenção.
“É uma demanda que vem ao encontro da vontade das ruas”, apontou Salamuni, “e que está relacionada a questões de saúde pública, de controle de zoonoses”. O líder do prefeito na Câmara adiantou que, após a construção, as despesas de manutenção do Centro de Referência serão divididas entre as secretarias municipais do Meio Ambiente (SMMA) e da Saúde (SMS).
Professora Josete (PT) lembrou da importância de conscientizar a população sobre a guarda responsável dos animais domésticos e criticou quem os abandona na rua. “Tem que trabalhar a educação das pessoas. Não basta decidir que vai ter um animalzinho, sem pensar na responsabilidade que isto exige”, alertou.
Animais em situação de risco
De acordo com a prefeitura de Curitiba, o Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) deverá ser construído junto do Centro de Zoonoses, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O espaço vai servir para dar atendimento médico-veterinário para cães, gatos e cavalos recolhidos exclusivamente em situação de maus-tratos pela Rede de Proteção Animal, da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba. O CRAR também vai oferecer atendimento médico-veterinário para casos simples. Animais que demandem cirurgias, por exemplo, vão ser encaminhados para instituições parceiras da Rede de Proteção Animal. Os animais vão ser tratados, castrados e oferecidos para adoção no próprio espaço. O Centro de Referência de Animais em Risco não vai servir como hospital-veterinário público.
Fonte: RIC Mais

Você viu?

Ir para o topo