Devastação ambiental

Fogo no Pantanal destrói o equivalente a quase 10 vezes as cidades de SP e do RJ juntas

Com o habitat destruído, os animais que conseguiram fugir do fogo padecem sem alimento

Foto: Fabiano Maisonnave/Folhapress
Foto: Fabiano Maisonnave/Folhapress

As queimadas que devastam o Pantanal já destruíram mais de 2,3 milhões de hectares, área equivalente a quase 10 vezes o tamanho das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro juntas. A maior parte da destruição causada pelo fogo está concentrada no Mato Grosso.

Com o habitat destruído, os animais que conseguiram fugir do fogo padecem sem alimento. Com calor, uma lontra recorre a uma poça de lama para se refrescar, sendo essa sua única opção. Os bois, que ficaram feridos durante a fuga das queimadas, procura pastagem para comer enquanto uma capivara faminta se arrisca perto de jacarés.

“Uma ausência total de alimentos. O fogo queimou, e queimou tudo por onde nos vimos, por onde nós passamos. Então, ainda que haja a esperança de uma chuva, não há esperança de um alimento voltar tão cedo para fazer então o seu ciclo natural”, lamentou o presidente da Fundação Ecotropica, Ilvanio Martins, em entrevista ao Jornal Nacional.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

O problema, no entanto, não se restringe às chamas. Resultado delas, a fumaça se espande e é levada pelo vento até a Transpantaneira, única estrada que corta o Pantanal. Motoristas encontram dificuldade para transitar em meio à fumaça que é inalada pelos animais e pode adoecê-los.

Além disso, o risco de atropelamento de animais silvestres aumenta devido à baixa visibilidade. “Não sabe o que espera pela frente. O risco é se deparar com um animal que vem desesperado com o fogo. Tem lugar que as pontes estão pegando fogo”, afirmou o auxiliar de serviços gerais Alecsander dos Reis.

Quatro aviões estão sendo usados para combater as chamas, além de 136 brigadistas – parte deles foi contratada para controlar as queimadas, o restante são bombeiros, militares e servidores federais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


1 COMENTÁRIO

  1. Pena de 05 Anos é pouco, vidas ñ existem para serem mau tratadas, e sim, para serem amadas e cuidadas.
    Vida é Vida, não importa se é humana, animal ou vegetal. Tem de ser todas respeitadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui