EnglishEspañolPortuguês

Grupo faz manifestação contra rodeios e vaquejadas em Jundiaí (SP)

27 de novembro de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 70 pessoas participaram de um protesto contra rodeios e vaquejadas, neste domingo, 27, em Jundiaí (SP). Os manifestantes caminharam pela avenida Nove de Julho, uma das mais importantes da cidade.

O protesto, que foi pacífico, foi contra o projeto de lei que pretende tornar a vaquejada como patrimônio cultural. A avenida ficou interditada por cerca de duas horas e depois liberada.

Em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

O governo do Ceará dizia que a vaquejada faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante e movimenta cerca de R$ 14 milhões por ano. Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus-tratos a animais. Caso algum outro estado tenha legalizado a prática, outras ações poderão ser apresentadas ao STF para derrubar a regulamentação.

Votaram contra a vaquejada o relator da ação, Marco Aurélio, e os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo