EnglishEspañolPortuguês

ALEGRIA

Cachorro foge de casa para brincar em chafariz e vídeo da cena viraliza

Adotado em 2020, Thor se tornou uma celebridade em Paranavaí após ser flagrado brincando no chafariz

14 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Vídeo/John Rodrigues

Um cachorro ficou famoso na cidade de Paranavaí, no Paraná, após ser flagrado brincando com a água do chafariz da Praça da Xícara. Até então, seu tutor não sabia porque ele voltava molhado para casa quando conseguia escapar, mas agora descobriu: Thor sempre fugiu para brincar no chafariz.

A diversão do cachorro foi flagrada, na última semana, pelo arquiteto John Rodrigues, que passeava com o afilhado na praça quando viu o cão dentro do chafariz e decidiu filmar. As imagens foram publicadas nas redes sociais e viralizaram.

Tutor do cachorro, o empresário Paulo Roberto Santana contou ao G1 que o cachorro ficava preso, mas latia muito. Para resolver esse problema, ele decidiu deixar o cão em seu escritório, onde um fazia companhia ao outro. “Às vezes sumia e voltava sempre na hora do almoço”, comentou Santana.

Foto: Arquivo Pessoal/ Paulo Roberto

Embora estranhasse o fato do cão voltar molhado para casa, o empresário nunca soube de onde ele vinha. E foi só através do vídeo divulgado na internet que Santana descobriu que Thor caminhava cerca de 1 km para chegar à praça e brincar no chafariz.

Com a repercussão do vídeo, veio a fama. Logo Thor se tornou uma celebridade em Paranavaí. “O povo começou a postar foto nas redes sociais com ele, vir até aqui em casa para conhece-lo”, disse Santana, que adotou o cachorro em 2020 por querer uma companhia.

Agora, com a descoberta de que o cachorro estava fugindo para ir à praça, Santana decidiu conversar com o cão e explicar para ele que chafariz não é lugar para cães tomarem banho. E prometeu também tomar mais cuidado para evitar novas fugas do animal.

Confira o vídeo de Thor brincando no chafariz:

NOTA DA REDAÇÃO

A ANDA orienta os leitores a não permitir que cachorros e gatos tenham acesso à rua. É importante que cães passeiem apenas junto dos tutores e que gatos saiam às ruas apenas com a família caso se sintam confortáveis para fazê-lo, visto que se estressam facilmente – ambos devem usar guia adequada para a espécie para evitar fugas e acidentes.

Permitir que esses animais saiam à rua, mesmo para saídas rápidas, é perigoso, já que os deixa vulneráveis a sequestros, atropelamentos, agressões, envenenamentos, brigas com outros animais e até mesmo ao risco de contrair doenças, algumas delas fatais.

No caso dos cães, muros altos e portões são suficientes para mantê-los seguros em casa. Com os gatos, é necessários ter cuidados extras, seja mantendo portas e janelas fechadas ou colocando telas nas janelas ou nos quintais para impedir que eles saiam.

É necessário reforçar que gatos são animais domésticos e que a necessidade de liberdade é instintiva apenas para os animais selvagens – portanto, um gato pode viver uma vida muito feliz sem ter acesso à rua, até mesmo aqueles que demoram a se adaptar a essa nova realidade por já estarem acostumados a sair de casa sozinhos.

Para adaptá-los ao lar, basta oferecer distrações – como brinquedos e locais nos quais eles possam subir -, alimentação, cuidados e carinho. Em caso de gatos com mais dificuldade de adaptação, castrá-los (o que também lhes garante qualidade de vida) e mantê-los restritos a um único comodo da casa, com janelas e portas fechadas, por cerca de uma semana antes de liberar o acesso ao resto da casa pode auxiliar na adaptação, que também pode ser facilitada através do uso de florais comercializados em pet shops.

Você viu?

Ir para o topo