A empresa espanhola Heura Foods, que é uma fabricante de carnes vegetais, recentemente criou uma campanha de financiamento coletivo muito bem-sucedida na plataforma Crowdcube. A ideia para tal projeto foi de alavancar a produção de seus alimentos com a contribuição coletiva, a partir de investimento de 20 euros. No total, a foodtech conseguiu quase 4 milhões de euros, superando a meta em quase 400%.
O sucesso da Heura Foods para capitanear recursos mostra a evidente demanda atual por opções alternativas aos alimentos de origem animal, além de destacar a mudança de percepção no tal mercado em relação a um bom preparado para conquistar os consumidores. As informações são do portal Vegazeta.
A Heura Foods é uma das marcas de carnes vegetais que mais cresceu na Europa, sendo que em 2019 ela valorizou em 450%. Atualmente, ela comercializa seus produtos em 14 países, além de se mostrar consciente sobre a relação direta entre a poluição do meio ambiente e a produção de carne de origem animal.
Segundo uma divulgação deles, há uma redução de 3,6 milhões de quilos de dióxido de carbono (CO2) vinculados a suas alternativas à base de vegetais em relação aos produtos de origem animal.
A Heura também participou de campanha de distribuição de alimentos veganos promovida pela Miilion Dollar Vegan no início de 2021, entregando centenas de refeições aos residentes de Madri. Além da campanha, a marca ganhou maior visibilidade ao criar um painel no centro de Madri que dizia: “Um hambúrguer polui mais do que seu carro”.
A natureza provocativa da frase funcionou tanto que atraiu atenção sobre o impacto ambiental negativo gerado pela produção de carnes não vegetais, mas também suscitou críticas de associações que representam a indústria da carne na Espanha.
A foodtech chegou a ser processada pelas associações da indústria da carne, que se basearam em alegações infundadas, e então em abril desse ano, a justiça espanhola invalidou as acusações, dando por fim o processo.