EnglishEspañolPortuguês

ESPÉCIE AMEAÇADA

Caçador é preso após matar onça-parda para consumir a carne do animal

10 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

Ao ser questionado pelos policiais, o homem confessou o crime. A onça assassinada pertence à espécie ameaçada de extinção.

Foto: Pixabay | Ilustrativa

Um homem foi preso pela Polícia Militar Ambiental em São Carlos, no interior de São Paulo, após matar uma onça-parda a tiros. Ele responderá judicialmente por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.

O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (7) em uma propriedade rural e foi descoberto após uma denúncia indicar a prática de caça a animais silvestres na região da Fazenda São Bento.

Ao chegar no local indicado, a PM encontrou o homem acusado de ter matado a onça e se deparou com os restos mortais do animal. Diante do flagrante, o caçador confessou o crime e alegou que tirou a vida da onça-parda para consumir sua carne. Ele foi multado em R$ 5 mil por caçar animal ameaçado de extinção.

Na casa do caçador, a polícia encontrou uma espingarda calibre 36 com quatro cartuchos. Os restos mortais da onça, também conhecida como suçuarana, haviam sido descartados pelo homem em uma área pantanosa da região.

A crueldade da caça

As caçadas são práticas desumanas que condenam os animais caçados à extremo sofrimento. Tratados como objetos, os javalis têm sua condição de seres vivos que sofrem, sentem e têm direito à vida negada no Brasil. Trazidos ao país pelos brasileiros para que fossem explorados para consumo humano, eles depois foram abandonados e hoje são perseguidos, torturados e mortos.

Optar por matá-los ao invés de castrá-los é, por si só, cruel. Quando armas brancas, que intensificam o sofrimento dos javalis, e cachorros são envolvidos nas caçadas, a situação se torna ainda pior.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso, a norma do Ibama que autoriza a exploração de cachorros na caça ao javali é inconstitucional. “A Instrução Normativa não só contraria o ordenamento descrito pela Constituição Federal, mas também a própria Lei de Crimes Ambientais. Estamos diante da terceirização da morte. Ao invés de promover o controle, o governo fomenta a matança, sem critérios, bastando apenas um simples cadastro. É a delegação do poder estatal sem maiores cerimônias. Um absurdo”, disse Velloso.

“A Constituição Federal veda qualquer exposição dos animais às crueldades e a Lei de Crimes Ambientais tutela os animais contra maus-tratos. Como é possível o IBAMA fomentar esta prática? Deveriam se preocupar com o tráfico de animais e não apoiar a matança de cães”, continuou.

Os argumentos de Velloso foram apoiados pelo biólogo Frank Alarcón, que afirmou que “estamos de volta aos tempos medievais, com estas práticas inconsequentes”.

    Você viu?

    Ir para o topo