CRIME AMBIENTAL

Mais de 20 animais silvestres presos em cativeiro são resgatados no Rio de Janeiro

Mariana Dandara | Redação ANDA

O caso foi denunciado às autoridades através da Linha Verde do Disque-Denúncia


Escute

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro resgatou mais de 20 animais silvestres que viviam aprisionados em um imóvel na Zona Norte do município fluminense.

O resgate, realizado na última segunda-feira (7), ocorreu graças a uma denúncia anônima que indicou que uma moradora da região estava infringindo a Lei de Crimes Ambientais ao prender animais que deveriam estar na natureza, vivendo em liberdade.

Os policiais encontraram os 27 animais em uma residência no bairro de Coelho Neto. A responsável por aprisioná-los foi identificada como Ieda Bezerra Aquino de Souza. Detida, ela foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foi indiciada em flagrante por crime contra a fauna e receptação.

A denúncia que levou à descoberta do crime foi efetuada por meio do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado a casos de crimes ambientais.

Foto: Divulgação

Na casa, foram encontrados sete lagartos gekko; nove cobras das espécies jibóia, python, e corn snake; quatro aranhas caranguejeiras; uma tartaruga tigre d’água; uma iguana; um lagarto teiú; e quatro jandaias.

Todos os animais resgatados ficarão sob a responsabilidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que irá garantir os cuidados necessários. Após serem acolhidos e tratados, os animais serão submetidos a uma análise por meio da qual os especialistas do CETAS decidirão se há possibilidade de devolvê-los à natureza ou se todos, ou ainda parte deles, precisarão viver em cativeiro para o resto da vida, como consequência do período em que sofreram com a privação de liberdade na casa de Ieda Bezerra.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECONHECIMENTO

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>