EnglishEspañolPortuguês

ATO HEROICO

Jovem pula no mar e salva a vida de baleia presa a uma corda

8 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

Um vídeo que registrou o resgate da baleia viralizou nas redes sociais, atingindo mais de oito milhões de visualizações.

Foto: Reprodução | Tiktok

Um jovem salvou a vida de uma baleia presa a uma corda no meio do oceano. A cena foi registrada em um vídeo que viralizou nas redes sociais, tendo alcançado mais de oito milhões de visualizações.

Samuel Synstelien se jogou no mar em um dia frio e lutou contra a baixa temperatura da água e o medo da baleia, que se debatia em desespero. Três tentativas foram necessárias para que o animal fosse liberto.

Ao divulgar as imagens do resgate no Tiktok (confira ao final da reportagem), Samuel não identificou o local exato em que encontrou a baleia, mas relatou ter quase desistido do resgate devido às dificuldades.

Um amigo de Samuel, que navegava com ele em um barco, foi o responsável por registrar o vídeo. Nele, é possível ouvir o rapaz hesitante sobre a decisão do amigo de pular no mar. Isso porque fazia frio e os termômetros marcavam menos de 10 graus celsius.

“Você não pode entrar, cara…a menos que”, começou a falar o rapaz, que foi interrompido pela ação de Samuel, que já estava tirando a roupa para pular no mar usando apenas um short.

Numa primeira tentativa frustrada, Samuel conseguiu pular sobre a baleia, mas não pôde desenrolar a corda que a prendia. Por isso, o jovem retornou ao barco, prendeu uma faca entre os dentes e entrou novamente no mar gelado. Dessa vez, porém, o que o impediu de ir adiante foi o desespero da baleia, que começou a bater a cauda, espirrando grande quantidade de água em Samuel, que novamente voltou para o barco.

Em uma publicação no Tiktok, o rapaz relatou que estava prestes a desistir quando decidiu tentar pela última vez. “Eu quase não queria tentar novamente”, escreveu. A terceira tentativa, também filmada pelo amigo, foi um sucesso. Enquanto se esforçava para se manter na água gelada e cortar a corda, Samuel ouvia os gritos de incentivo de seu parceiro, que lhe pedia para “cortar para que ela [a baleia] não morresse”.

Vencendo o frio e o medo sentido pela baleia, que seguiu se debatendo, Samuel conseguiu cortar a corda, libertando o animal marinho, que teve sua vida salva graças ao gesto heroico.

    Você viu?

    Ir para o topo