EnglishEspañolPortuguês

ÁRTICO

Cadela que estava desaparecida há dias tem a vida salva após ficar presa em mar de gelo

8 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+

Avistada por uma equipe de marinheiros, a cadela foi resgatada e colocada a bordo do navio quebra-gelo Alexander Sannikov antes de ser devolvida ao seu tutor.

Foto: Reprodução | Reuters

Uma cadela que estava desaparecida há mais de uma semana no Ártico foi encontrada presa em um mar de gelo. Aika havia fugido de casa e acabou se acidentando nas proximidades do terminal Portões do Ártico.

Avistada por uma equipe de marinheiros, a cadela foi resgatada e colocada a bordo do navio quebra-gelo Alexander Sannikov. Sem conseguir retornar à margem do mar, já que estava em cima de um pedaço de gelo que flutuava, a cadela morreria em pouco tempo não fosse a ação dos marinheiros, que temiam não só pelo risco de afogamento e morte por hipotermia, mas também pela proximidade das embarcações, que poderia atropelar e ferir a cadela.

Para salvar Aika, os tripulantes do navio estenderam uma “escada cerimonial” por meio da qual a cadela subiu para a embarcação.

“Investigamos todas as possibilidades sobre como tirar o animal do gelo e colocamos uma escada cerimonial que ela viesse a bordo. Mais tarde, usamos nossos comunicadores para entrar em contato com os habitantes locais, encontramos seu tutor e, algumas horas depois, ela foi devolvido em segurança à aldeia”, relatou Yevgeny Nagibin, assistente do capitão do Alexander Sannikov, em entrevista à agência Reuters.

Durante as buscas pela família da cadela, os marinheiros descobriram que Aika tem apenas um ano de idade e que seus tutores procuravam por ela há mais de 7 dias.

    Você viu?

    Ir para o topo