EnglishEspañolPortuguês

CONSCIENTIZAÇÃO

Nova Zelândia pode se tornar um líder mundial em direitos animais

Nosso país já deu exemplos em questões como o sufrágio das mulheres e a política antinuclear. Pode fazer o mesmo de novo

11 de maio de 2021
Philip McKibbin (The Guardian) | Traduzido por Lucas Manoel
5 min. de leitura
A-
A+
Imagem de ovelhas em pasto na Nova Zelândia
Foto: Pixabay

A Nova Zelândia é muito dependente da pecuária, uma indústria que é exploradora e pode ter consequências devastadoras para o meio ambiente, argumenta Philip McKibbin. O país é um bom lugar para se viver – se você é humano, ou seja, se acontecer de você ser um animal não-humano, as chances são de que você não está indo muito bem.

O tratamento desumano dos animais é generalizado. É rotineiramente utilizado na agricultura (a indústria leiteira está entre os piores perpetradores, pois gravidez forçada, separação de bezerros de suas mães e abate são práticas rotineiras); conservação (veneno e armadilhas são comumente usados para controlar “pragas”); pesquisa científica (430.000 animais foram usados ou criados para experimentos no ano passado); e entretenimento (como corrida de cavalos e rodeio).

No entanto, os neozelandeses estão se tornando cada vez mais sensíveis às questões de bem-estar. Talvez a maior indicação de que as atitudes estão mudando possa ser vista em nossas dietas: de acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado, 15% dos neozelandeses evitam carne na maioria ou no tempo todo. A política também está mudando. O governo anunciou recentemente que está proibindo as exportações de gado por mar – embora com um “período de transição” de dois anos. Dois dias depois, lançou um inquérito sobre corridas de galgo, seguindo preocupações de bem-estar.

Esses desenvolvimentos são positivos, mas não são suficientes. Embora as leis de bem-estar melhorem a vida dos animais, elas não visam acabar com a exploração – e, em alguns casos, são direcionadas a garantir sua viabilidade econômica. Ao anunciar a proibição das exportações vivas, o ministro da Agricultura, Damien O’Connor, justificou a política como o aumento da nossa reputação como “produtores éticos de proteína animal”. A mensagem era clara: a proibição das exportações vivas não é um passo para acabar com o uso de outros animais, ajudará a garantir sua rentabilidade contínua.

Nosso uso e abuso de animais é moralmente errado. Devemos reconhecer que eles são seres sencientes com interesses, e tratá-los como tal.

Acredito que a Nova Zelândia pode se tornar um líder mundial em questões animais. Temos um histórico de política progressista, e uma forte reputação internacionalmente. Se nos comprometermos com os direitos dos animais, daremos um exemplo para outros seguirem – assim como temos historicamente com o sufrágio das mulheres, a reforma da lei homossexual, a política antinuclear e tino rangatiratanga (soberania māori).

Isso exigirá que reimaginemos nossas relações com os animais, e isso afetará tudo, desde como vivemos com animais companheiros, até o qual mahinga kai (coleta e cultivo de alimentos) prática nosso hapū escolher manter ou renunciar.

Nosso modelo econômico quebrado é o maior impedimento para a mudança. Como nação, nos tornamos dependentes da agricultura animal – mas não há como contornar o fato de que a agricultura animal é exploradora. Também é prejudicial ao meio ambiente natural: é uma das principais causas de poluição para nossas terras e cursos d’água, e o maior contribuinte para nossas emissões de gases de efeito estufa. Diversificar a economia do país pode parecer caro, mas a pecuária já custa muito caro, no sofrimento animal e na devastação ambiental.

O movimento de conservação, também, é cúmplice no abuso de animais. Nos últimos anos, foi usurpado pelo “Predator Free 2050”, programa que visa erradicar gambás, furões e ratos até meados deste século. Os defensores do programa insistem que eles se preocupam com os animais – ou seja, nossas espécies nativas – mas também demonizam ativamente espécies introduzidas, o que resulta no uso de métodos que causam sofrimento intenso. (Isso, por exemplo, levou a Nova Zelândia a se tornar a maior usuária mundial de fluoroacetato de sódio, ou veneno de 1080.

Há razões pelas quais os neozelandeses estão dispostos a difamar outros animais: ele transfere a culpa pela destruição ambiental de nós para eles, e nos desculpa de nos comprometermos com ações mais desafiadoras, como mudar o que consumimos, se desfazer da agricultura animal, revigorar as práticas tradicionais de jardinagem māori, devolver terras a florestas nativas e criar santuários da vida selvagem usando métodos não violentos (como armadilha e libertação).

Para realizar justiça aos animais, devemos priorizar políticas que continuarão a trabalhar pela mudança. Ações que nosso governo poderia tomar agora incluem a nomeação de um ministro dedicado para animais (Chlöe Swarbrick seria um grande candidato para este papel, dado que ela é vegana) e legislar para uma Comissão independente e bem financiada de Direitos Animais. Também poderia explorar a possibilidade de conceder personalidade jurídica a indivíduos não humanos, para ajudar a garantir sua proteção. (Isto é atualmente usado em relação a dois iwi – Waikato-Tainui e Ngāi Tahu – bem como Te Urewera, o rio Whanganui e o Monte Taranaki.)

Dada a miríade de interesses investidos na exploração, não podemos confiar apenas no sentimento público para garantir justiça aos animais. Os líderes políticos devem defendê-los porque é a coisa certa a se fazer – assim como devem construir um consenso para outras questões controversas, incluindo reforma prisional, direitos dos transgêneros e aumento do número de refugiados que aceitamos. Claro, isso vai levar coragem moral.

Reconhecendo e respeitando os direitos dos animais, faremos da Nova Zelândia um lugar melhor para seus habitantes não humanos.

*Philip McKibbin é um escritor da Nova Zelândia de Pākehā (Nova Zelândia) e Māori (Ngāi Tahu).

    Você viu?

    Ir para o topo