SAÚDE PÚBLICA

Proposta que cria ‘Cartão SUS Animal’ é aprovada no Recife (PE)

Mariana Dandara | Redação ANDA

Os vereadores também aprovaram um requerimento que prevê a ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário do Recife


Escute
Foto: Pixabay

A Câmara Municipal do Recife, em Pernambuco, aprovou na segunda-feira (3) a criação do Cartão SUS Animal. Foi aprovada ainda a ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário do Recife. De autoria da vereadora Andreza Romero (PP), as propostas foram apresentadas aos vereadores através dos requerimentos 3022/2021 e 3023/2021.

A ampliação do horário de funcionamento da unidade de saúde animal tem como objetivo atender à demanda de tutores que não têm disponibilidade para levar os animais ao hospital durante a semana. O atendimento gratuito também beneficia casos de urgência e emergência.

Durante sessão virtual da Câmara, a vereadora Andreza Romero afirmou que “a demanda do Hospital Veterinário do Recife é cada vez maior e, além disso, emergências e urgências não escolhem dia para acontecer”.

A parlamentar pensou também na necessidade desburocratizar o acesso gratuito a serviços veterinários para ONGs, pessoas de baixa renda e protetores de animais e, por isso, criou o Cartão SUS Animal para “permitir que o atendimento aos animais seja feito de forma mais rápida e ágil”.

Embora o requerimento que cria o cartão tenha sido aprovado, alguns parlamentares se posicionaram contra o uso da sigla SUS (Sistema Único de Saúde). Um deles é Liana Cirne (PT), que apoio o projeto, mas sugeriu a retirada do requerimento para que a proposta seja novamente apresentada, mas com outro nome. Segundo ela, “o sistema SUS tem o princípio do atendimento universal e integral representado um programa conceitual”.

Luiz Eustáquio (PSB) também discordou do nome da proposta, embora tenha elogiado a intenção da vereadora que propôs a criação do cartão. “O que ela tem feito nesta Casa tem ajudado muito o município a cuidar da causa animal. Porém, quando você mistura os nomes, dificulta um pouco”, disse o parlamentar, que pediu a alteração do nome do projeto. “Seria maravilhoso. Eu quero votar a favor desse projeto”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>