AVANÇO

PL proíbe veículos de tração animal em Cornélio Procópio (PR)

Fabio Silva | Redação ANDA

Além de casos de exploração, animais têm que disputar espaços com os veículos nas ruas


Escute
Reprodução/Pixabay

O vereador Luiz Alberto Dib Canônico (PROS) quer proibir veículos puxados por animais no município de Cornélio Procópio (PR). Um projeto de lei de sua autoria determina a redução gradativa desses veículos na área urbana.

De acordo com o vereador, a circulação de veículos automotores, bem como a movimentação de carroças e charretes cresceram e acabam por disputar um espaço perigoso nas ruas e avenidas da cidade.

A proposta também proíbe a exploração animal neste trabalho e sugere o uso de veículos movidos a combustíveis, eletricidade ou o conhecido cavalo de lata.

“Algumas cidades brasileiras já começaram a adotar essas alternativas em lugar das carroças, que são utilizadas há séculos. Infelizmente, apesar dos avanços, animais continuam sendo explorados para o uso da tração. As legislações existentes são ineficazes para dar proteção aos animais explorados para esse fim, porque não há fiscalização efetiva que atue nesse tipo de caso”, explica Luiz Alberto.

Apresentado na sessão da última semana, o PL atinge apenas a zona urbana do município e terá prazo de 1 ou 2 anos para ser efetivamente aplicado.

“Muitos cuidam bem dos animais, porém há aqueles que os exploram até a exaustão, abusando do peso, de distâncias percorridas, sob circunstâncias de tempo e clima mesmo que desfavoráveis, sem manutenção básica necessária, como o de alimento, água e assistência veterinária”, apontou Dib Canônico.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>