CRIME

PF auxilia operação nos EUA de enfrentamento a tráfico de animais brasileiros ameaçados de extinção

Gerson Alan | Redação ANDA

Presunção é que ovos de peixe killifish tenham sido retido no Brasil e enviados pelo correio. Investigadores detectaram uma rede global de 84 suspeitos, em 24 países.


Escute
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) auxiliou uma operação nos Estados Unidos de enfrentamento ao tráfico internacional de peixes silvestres brasileiros. Foram efetuados mandados nos estados de Maryland, Iowa e Los Angeles. As informações são do portal G1.

Na casa de um dos alvos da operação, em Maryland, a polícia encontrou 200 tanques de peixes killifish – espécie ameaçada de extinção – mortos em aquários, além de centenas de ovos, conhecidos por suportarem ambientes extremos e longos períodos de desidratação.

Foto: Polícia Federal

A PF pressupõe que muitos desses animais foram aprisionados em áreas públicas brasileiras. Os ovos e os peixes eram anunciados e vendidos pela internet e entregues via correio. A Polícia Federal informou que os investigadores identificaram uma rede global de 84 suspeitos, em 24 países.

A corporação informou que, além do hábito de ameaçar espécies que correm risco de extinção, o método de contrabando utilizado pelos suspeitos apresenta risco à saúde humana. As remessas de ovos e de peixes vivos eram contrabandeadas em condições deploráveis e são uma via potencial de transmissão de doenças, segundo os investigadores.

Foto: Polícia Federal

O esquema

As operações realizadas nos EUA são desdobramentos de investigações realizadas no Brasil, e em participação com autoridades europeias.

Em 2019, a Polícia Federal identificou um biólogo – servidor público lotado no Aquário da Fundação de Parques Municipais e Zoobotância de Belo Horizonte suspeito de enviar ilegalmente ovos killifish para o exterior.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>