SUSTENTABILIDADE

México inaugura ciclovia de plástico reciclado

Gustavo Henrique Araújo | Redação ANDA

Feito com mais de 1.000 kg de lixo plástico, o material armazena água da chuva


Escute
Foto: Reprodução | Plastic Road

A primeira ciclovia de plástico da América Latina foi inaugurada na segunda seção da Floresta de Chapultepec, na Cidade do México. O piloto do projeto utilizou mais de 1.000 kg de lixo plástico, o equivalente a meio milhão de tampas de garrafas plásticas.

As empresas PlasticRoad e Orbia, em colaboração com a Secretaria de Mobilidade da Cidade do México (SEMOVI) e a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México (SEDEMA), foram as responsáveis pela realização do projeto.

“Com a parceria do governo local, SEMOVI e SEDEMA, estamos orgulhosos de inaugurar a PlasticRoad na Cidade do México e apoiar esta incrível capital global e seus cidadãos na jornada para a resiliência climática, disse Sameer Bharadwaj, CEO da Orbia.

A Cidade do México enfrenta a falta de disponibilidade de água potável, em decorrência de uma população crescente, chuvas fortes causadas pelos efeitos das mudanças climáticas, poluição devido à geração de resíduos plásticos e infraestrutura envelhecida.

“Uma iniciativa como esta combina a ideia de buscar a mobilidade sustentável na cidade com a ideia de dar nova vida ao lixo plástico como material reaproveitável para a construção de uma nova infraestrutura. Acreditamos que juntos podemos construir uma cidade melhor. Uma cidade com futuro sustentável”, afirma a secretária da SEDEMA.

O design modular da ciclovia de plástico oferece armazenamento temporário de água e recursos de drenagem, ideal para promover o armazenamento de água durante chuvas extremas, além de estar integrado com tecnologia de sensor para monitoramento e gerenciamento de superfície.

O design modular da ciclovia de plástico oferece armazenamento temporário de água e recursos de drenagem, o que favorece a captação de água durante tempestades. O projeto ainda conta de com tecnologia de sensor de monitoramento e gerenciamento de superfície

“Nosso terceiro piloto no México é uma oportunidade de testar nosso produto sob um conjunto diferente de condições climáticas, o que nos fornecerá dados significativos para explorar mercados internacionais fora de nosso país de origem [Holanda] no futuro”, conta Eric Kievit, diretor administrativo da PlasticRoad.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>