EnglishEspañolPortuguês

POLUIÇÃO

Níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingem níveis recorde

As concentrações estão 50% acima dos níveis pré-industriais, apesar da queda nas emissões durante a pandemia de Covid

24 de abril de 2021
Jhaniny Ferreira | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

As concentrações de dióxido de carbono, que aquecem o clima na atmosfera, atingiram níveis recordes a pesar da queda nas emissões durante a pandemia de Covid-19, assim disseram os cientistas.

As medições mais recentes da estação de gravação de longa duração no Observatório Mauna Loa, no Havaí, mostram que os níveis globais de dióxido de carbono estão 50% acima do que eram quando a Revolução Industrial começou na Grã-Bretanha.

Os dados divulgados pelo Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, mostram que as concentrações atmosféricas do gás de efeito estufa em março foram em média 417,14 partes por milhão (ppm), um novo recorde.

O Met Office do Reino Unido prevê que as concentrações mensais de dióxido de carbono, o principal motor do aumento das temperaturas e da crise climática, atingirão o pico em 2021 em cerca de 419,5 ppm.

O recorde anterior para as concentrações mensais de dióxido de carbono em Mauna Loa no conjunto de dados Scripps era de 417,10 ppm em maio de 2020. O valor médio anual do ano passado foi de 413,94 ppm – com o nível previsto para 2021 em cerca de 416,3 ppm.

Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera flutuam ligeiramente durante o ano, caindo à medida que parte é absorvida durante a primavera e o verão pelas plantas que crescem no hemisfério norte, antes de subir novamente no outono e inverno.

Mas a tendência de longo prazo no aumento das concentrações de dióxido de carbono é causada pela atividade humana, principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis e também do desmatamento, disse o Met Office.

As emissões globais foram reduzidas temporariamente em 2020 como resultado de uma queda no uso de transporte e na atividade econômica com o início da pandemia do coronavírus.

Mas a redução das emissões em 2020 não foi suficiente para afetar substancialmente o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, que continua a aumentar.

Reduções muito maiores e de longo prazo nas emissões serão necessárias para desacelerar ou interromper o aumento, alertou o Met Office.

Projeções do órgão de ciência do clima da ONU, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas adverte que para interromper o aquecimento global em 1,5° C – além do qual os piores impactos do aumento das temperaturas são esperados – as emissões globais precisarão chegar a zero líquido por volta de 2050, ou antes.

Chegar a zero líquido envolve reduzir as emissões para o mais próximo possível de zero e tomar medidas como o plantio de árvores para absorver qualquer poluição remanescente.

Comentando sobre os dados mais recentes, o professor Martin Siegert, do Grantham Institute, Imperial College London, disse que o novo recorde era totalmente esperado.

“As emissões podem ter sido reduzidas, mas ainda estamos emitindo muito dióxido de carbono e, portanto, sua concentração atmosférica está fadada a aumentar – e continuará a aumentar até chegarmos perto de emissões líquidas de zero.”

“Nosso caminho para a rede zero é óbvio, desafiador e necessário – e devemos iniciar a transição com urgência”, disse ele.

O professor Simon Lewis, da University College London, disse: “É fácil esquecer o quanto e com que rapidez as emissões de combustíveis fósseis estão afetando nosso planeta.

“Demorou mais de 200 anos para aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera em 25% e apenas 30 anos para chegar a 50% acima dos níveis pré-industriais. Esta mudança dramática é como um meteorito humano atingindo a Terra. ”

Mas ele acrescentou: “Se os países fizerem planos agora para colocar a sociedade em um caminho de cortes sustentados e dramáticos nas emissões a partir de hoje, podemos evitar o aumento constante das emissões e os impactos perigosamente acelerados das mudanças climáticas”.

    Você viu?

    Ir para o topo