EnglishEspañolPortuguês

AMEAÇADOS DE EXTINÇÃOAMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

Polícia Federal integra operação contra tráfico internacional de animais da fauna brasileira

Mandados foram cumpridos pelas autoridades nos estados norte-americanos de Maryland, Iowa e Los Angeles. Em um dos endereços, 200 tanques com peixes da espécie killifish foram encontrados mortos,Mandados foram cumpridos pelas autoridades nos estados norte-americanos de Maryland, Iowa e Los Angeles. Em um dos endereços, 200 tanques com peixes da espécie killifish foram encontrados mortos

23 de abril de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDAMariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) participou, na última quinta-feira (22), de uma operação realizada nos Estados Unidos contra o tráfico internacional de peixes da fauna brasileira. Os animais estão sob ameaça de extinção.
Mandados foram cumpridos pelas autoridades nos estados norte-americanos de Maryland, Iowa e Los Angeles. Em um dos endereços, 200 tanques com peixes da espécie killifish foram encontrados mortos, além de centenas de ovos. A espécie é conhecida pela capacidade de sobreviver em ambientes extremos e por longos períodos de desidratação.
A suspeita da Polícia Federal é de que muitos dos animais encontrados durante a operação tenham sido capturados de maneira criminosa em áreas públicas brasileiras. Após a captura, os ovos e os peixes eram anunciados para venda na internet e enviados aos compradores através do correio.
As investigações identificaram uma rede global de tráfico de animais da fauna brasileira, com 84 suspeitos, em 24 países. Além de cometerem crimes contra a fauna, os traficantes também ameaçavam a saúde pública, já que o transporte precário dos animais pode ser uma via de transmissão de doenças.
Para chegar aos Estados Unidos, os investigadores realizaram investigações no Brasil. O trabalho contou com o auxílio de autoridades da Europa. Em 2019, um biólogo do Aquário da Fundação de Parques Municipais e Zoobotância de Belo Horizonte foi investigado após ter sido levantada a suspeita de que o servidor público estaria contrabandeando ovos dos peixes killifish, que estão ameaçados de extinção.

Você viu?

Ir para o topo