MAUS-TRATOS

Homens são multados por transportar bezerros presos em sacos dentro de carro

Mariana Dandara | Redação ANDA

Por estarem em bom estado de saúde, os bezerros não foram sacrificados. O destino deles, porém, provavelmente será o matadouro, em curto ou médio prazo, já que pertencem a uma espécie explorada para consumo humano


Escute
Foto: PMRv/Divulgação

Dois homens foram multados por crime de maus-tratos a animais após transportarem três bezerros em condições inadequadas dentro de um carro. Um dos bezerros foi encontrado dentro do porta-malas, outro estava no banco traseiro do veículo e um terceiro foi levado nos pés do caronha. Todos estavam presos dentro de sacos.

O crime foi flagrado na última terça-feira (23) e, no dia seguinte, a punição, através da multa, foi divulgada pela Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, que flagrou o crime na SC-114, em trecho da rodovia que passa pelo município de Lages. Um termo circunstanciado foi elaborado para que os homens respondam na Justiça pelo crime.

Ao serem abordados pelos agentes, os ocupantes do veículo afirmaram que moram em Lages e que estavam voltando de Mirim Doce, no Vale do Itajaí, onde tinham comprado os bezerros.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informou ao G1 que, após serem resgatados, os bezerros foram levados para um depósito da Prefeitura de Lages, onde permaneceriam até que a documentação necessária fosse regularizada. Após os tramites legais, os animais seriam devolvidos aos tutores.

Foto: PMRv/Divulgação

Durante a investigação realizada pela Cidasc, o produtor rural que vendeu os animais foi identificado e a procedência dos bezerros foi confirmada.

Por estarem em bom estado de saúde, os bezerros não foram sacrificados. O destino deles, porém, provavelmente será o matadouro, em curto ou médio prazo, já que pertencem a uma espécie explorada para consumo humano.

Nota da Redação: a ANDA lamenta profundamente os maus-tratos impostos aos bezerros e se indigna com o desrespeito aos direitos dos animais explorados para consumo. Mesmo após sofrerem maus-tratos, os bezerros não terão resguardado o direito de viver em paz, livres de serem novamente maltratados e mortos em um matadouro. Engajada na luta em prol da preservação da vida de todos os animais – não só dos cachorros e gatos -, a ANDA pede que os leitores abram seus corações para a compaixão e abandonem o consumo de produtos de origem animal, já que essa é a única forma de construir, aos poucos, uma sociedade melhor não só para os animais, mas também para os humanos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS

DENÚNCIA

ATROCIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>