EnglishEspañolPortuguês

CANADÁ

Focas-aneladas podem se tornar uma espécie em risco

20 de abril de 2021
Danielli Nascimento | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+

Segundo o representante legal das inuítes do território de Nunavut, eles notaram que em algumas áreas houve declínio do número de focas-aneladas

Foto: The Canadian Press

Conforme informações da Radio Canada International (RCI), uma consulta para avaliar sobre as focas-aneladas foi iniciada pelo Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá. Afirmam que a espécie deve ser incluída na lista de risco no país.

A iniciativa veio dois anos após um alerta sobre o impacto da perda de gelo marinho para o ciclo de vida desses animais.

Segundo James Eetoolook, representante legal dos inuítes do território de Nunavut, eles perceberam que em algumas áreas houve declínio do número de focas-aneladas nas localidades como Chesterfield Inlet, Tasjujaq e parte da Baía de Ungava.

Dito por James, o tráfego marítimo na região também pode ter influenciado o deslocamento de focas e o Departamento de Pesca e Oceanos disse que o processo de inclusão ou não das focas como espécies em risco pode não ser rápido. 

Aliás, mesmo influenciando para um alerta de conscientização, não impede a caça às focas. Conforme o Departamento de Pesca e Oceanos, a inclusão na lista pode ajudar na criação de planos e ajudar a buscar fundos para estudos posteriores.

Você viu?

Ir para o topo