EXTINÇÃO

Cerca de 400 filhotes de tartarugas-de-pente nascem em Pernambuco

Nádima Maria | Redação ANDA

Através do Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), registra-se em média, mais de 30 ninhos de tartarugas-marinhas por ano


Escute
Foto: Jolo Diaz/ Pexels

Cerca de 400 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram nas areias da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. A espécie está criticamente ameaçada de extinção. Os 378 filhotes atravessaram uma longa faixa de areia até chegar ao mar. O episódio ocorreu no dia 13 de abril.

Segundo informações do Portal Diário de Pernambuco, os filhotes eram monitorados pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos Silvestres (Moamas), um projeto parceiro da Secretaria Executiva de Bem-estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Os bebês nasceram de quatro ninhos.

A orla de Jaboatão tem vários pontos de desovas de tartarugas-marinhas que são monitorados 24 horas por dia. Pelo menos 30 ninhos são registrados por ano na região. Os momentos de nascimento e soltura geralmente são acompanhados por estudantes de escolas da rede pública e privada do município.

As solturas abertas ao público fazem partes de programas ambientais de conscientização sobre a preservação da vida marinha. Com a pandemia de Covid-19 e a política de distanciamento social para evitar a propagação da doença, a presença dos estudantes foi suspensa.

Tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) sofrem com a poluição e com a pesca. O nascimento de filhotes é um alento e uma esperança para a sobrevivência da espécie. Projetos ambientais, como os apoiados pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, são fundamentais para a proteção desses animais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>