EnglishEspañolPortuguês

EFICIÊNCIA

População de rinocerontes no Nepal cresce com políticas conservacionistas

18 de abril de 2021
Laura de Faria e Castro | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

A população de rinocerontes de um chifre ameaçados de extinção cresceu em mais de cem nos últimos seis anos, disseram as autoridades, com ativistas saudando o aumento como um “marco” de conservação.

A população aumentou para 752 em quatro parques nacionais nas planícies do sul, ante 645 em 2015, disse o Departamento de Parques Nacionais e Conservação da Vida Selvagem no sábado.

“O aumento de rinocerontes é uma notícia empolgante para nós”, disse o oficial de informação do departamento, Haribhadra Acharya, à AFP no domingo.

“Mas temos desafios pela frente para expandir as áreas de habitat desse animal para manter o crescimento.”

Milhares de rinocerontes de um chifre já percorreram as planícies do sul, mas a caça ilegal desenfreada e a invasão humana em seu habitat reduziram seu número para cerca de 100 no Nepal na década de 1960.

Desde 1994, a nação do Himalaia realiza um censo de rinocerontes uma vez a cada cinco anos, enquanto as autoridades intensificam seus esforços para aumentar o número da população das espécies listadas como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

No primeiro censo de 1994, 466 rinocerontes foram contados.

Cerca de 250 pessoas – incluindo entrevistadores, soldados e veterinários – montaram em 57 elefantes por quase três semanas desde o final de março para contar os rinocerontes.

O censo – atrasado um ano devido à pandemia do coronavírus – foi feito com aparelhos de GPS, binóculos e câmeras.

“Os rinocerontes foram contados por meio de um método de observação direta, onde a equipe de contagem chegou a cerca de 100 metros (330 pés) do animal selvagem”, acrescentou Acharya.

Durante o censo, um elefante mahout foi atacado e morto por um tigre, disseram as autoridades. Outro oficial ficou ferido quando um elefante selvagem atacou a equipe.

O grupo de conservação global World Wildlife Fund – que fornece assistência técnica e financeira para o censo – chamou o aumento populacional de um “marco” para o Nepal.

“O crescimento geral no tamanho da população é indicativo de esforços contínuos de proteção e gerenciamento de habitat pelas autoridades da área protegida, apesar dos contextos desafiadores nos

últimos anos”, disse o representante do WWF no Nepal, Gana Gurung, em um comunicado.

A população de rinocerontes aumentou nos últimos anos em meio às iniciativas governamentais de combate à caça ilegal e de conservação.

Mas o comércio de chifres de rinoceronte – apreciado na China e no Sudeste Asiático por suas supostas propriedades medicinais – continua sendo uma ameaça.

Cerca de 26 rinocerontes morreram no Nepal no ano passado, incluindo quatro de caça ilegal, disse o Departamento de Parques Nacionais e Conservação da Vida Selvagem

    Você viu?

    Ir para o topo