PROTEÇÃO ANIMAL

Deputados aprovam cassação de registro de empresas por maus-tratos a animais na Paraíba

Mariana Dandara | Redação ANDA

A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba também aprovou um PL que cria o Disque Denúncia S.O.S Animal


Escute
Foto: Pixabay/Ilustrativa

Os deputados que integram a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovaram, na última quarta-feira (14), um projeto de lei (PL) que prevê a cassação da inscrição estadual de empresas responsáveis por maus-tratos a animais. Também foi aprovada uma proposta que cria um Disque Denúncia Animal para que atos criminosos sejam denunciados.

De autoria do deputado Chió, o PL que penaliza empresas determina que serão considerados maus-tratos os atos tipificados no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. São eles: “abusar, ferir, mutilar, infligir dor ou sofrimento e/ou submeter animal vivo a experiência dolorosa ou cruel”.

O projeto de lei estabelece que, após o trânsito em julgado da sentença condenatória, ficar comprovado que animais que estavam sob a responsabilidade da empresa foram submetidos a maus-tratos, a inscrição estadual do estabelecimento será cassada por 10 anos.

O autor da proposta argumentou que a medida “tem por objetivo fortalecer a defesa dos direitos dos animais e sua efetiva proteção contra todas as formas de maus-tratos”.

Disque Denúncia S.O.S Animal

O Disque Denúncia S.O.S Animal, proposto no PL 2347/2020, de autoria do deputado Wallber Virgolino, especifica que o serviço receberá reclamações e denúncias de violência contra animais exclusivamente por meio de mensagens instantâneas de texto, áudio, fotos digitais, vídeos e documentos encaminhadas através de aplicativos como WhatsApp, Telegram e similares.

Para que os casos sejam registrados, o denunciante precisará se identificar. No entanto, sua identidade será mantida em siligo, inclusive em processos judiciais decorrentes da denúncia.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Jeová Campos, comemorou a aprovação dos projetos de lei. “Fico muito feliz por termos atualmente na Assembleia deputados sensíveis à causa animal. Hoje aprovamos várias matérias que têm como objetivo a proteção animal. É motivo de muita felicidade ver esse esforço, essa dedicação desta Casa Legislativa, construindo um ambiente positivo na defesa dos animais”, declarou Campos em entrevista ao portal Paraíba Já.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>