EnglishEspañolPortuguês

DE OLHO NO PLANETA DE OLHO NO PLANETA

Tempestades de areia na China chamam atenção para ameaça de crise climática

Especialistas dizem que climas extremos, incluindo secas, se tornarão mais comuns à medida que o planeta aquece.,Especialistas dizem que climas extremos, incluindo secas, se tornarão mais comuns à medida que o planeta aquece.

16 de abril de 2021
Michael Standaert (The Guardian) | Traduzido por Luna Mayra Fraga Cury FreitasMichael Standaert (The Guardian) | Traduzido por Luna Mayra Fraga Cury Freitas
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Pixabay

As recentes tempestades de areia que cobriram Pequim com uma neblina laranja pós-apocalíptica e as secas intensas em outras partes do país estão tornando patentes os desafios que a China enfrenta em relação ao aumento das temperaturas induzidas pela crise climática.

As tempestades de areia generalizadas que atingiram a capital e se espalharam até o centro da China por vários dias em meados de março e novamente no final do mês foram provocadas porque a cobertura de neve e a precipitação estavam abaixo da média, bem como temperaturas e ventos mais altos do que o normal em toda a Mongólia e norte da China.

A combinação fornece condições perfeitas para a criação de tempestades de areia e pode indicar que este clima empoeirado será mais frequente à medida que as temperaturas subirem na região.

“Embora as tempestades de areia tenham sido causadas principalmente por fatores naturais, eles nos lembram que há apenas uma Terra para a humanidade”, disse Liu Youbin, porta-voz do Ministério do Meio Ambiente, em uma coletiva de imprensa em Pequim.

“Devemos dar grande importância à proteção ecológica e em construir e fortalecer a cooperação internacional”, disse ele.

Desde 1978, a China tenta combater a invasão de areias da região do deserto de Gobi, plantando uma série de faixas florestais em de suas áreas do norte. Esta “Grande Muralha Verde” tem tido alguma eficácia na redução da erosão e na desaceleração da expansão do deserto, mas pouco contribui para abaixar a poeira de alta altitude soprada de longe.

“Verões mais quentes e invernos mais curtos com menos neve provavelmente levarão a declínios gerais nos níveis de umidade do solo [em toda a região], tornando-o mais propenso a ser varrido pelos ventos e levado para longe, e ameaçando os louváveis esforços de plantio de árvores da China”, disse Darrin Magee, professor de estudos ambientais nas Faculdades Hobart e William Smith nos EUA e especialista em recursos hídricos da China.

“As mudanças climáticas certamente agravarão a questão da tempestade de areia para o nordeste da China”, disse ele.

Embora as tempestades de areia sejam uma ocorrência natural, há uma série de fatores humanos em jogo que contribuem para a intensidade além de provocar a crise climática.

“Nos lugares de onde a areia se origina, recentemente tanto o excesso de pastagem quanto a desertificação dessas áreas contribuíram para a desertificação geral das pradarias da Mongólia”, disse Liu Junyan, um ativista climático enérgico que mora em Pequim e representa o Greenpeace Leste-Asiático.

“Acho que uma das coisas mais importantes é parar com o sobrepastoreio, e isso é algo que o governo chinês fez nas últimas duas décadas em partes do norte da China”, disse ela.

Na terça-feira, o Conselho de Estado da China divulgou novas diretrizes para o fortalecimento da proteção das áreas de pastagens, visando uma taxa de 57% de cobertura de vegetação estável em suas pradarias até 2025, bem como novos esforços para lidar com sobrepastoreio ou pastagens ilegais em áreas de pastagem protegidas.

Para Magee, o impacto do pastoreio por pastores semi-nômades no interior da Mongólia e em áreas tibetanas é mais inflado do que outros fatores industriais que levam ao esgotamento das águas subterrâneas e à secas na região.

“Alguns milhares de pastores praticando atividades que eles têm praticado por séculos claramente não são o problema”, disse ele. “As altas taxas contínuas de extração de águas subterrâneas para mineração, indústria e agricultura no norte da China também não ajudam, e infelizmente acho cada vez mais difícil acreditar que os amortecedores das mudanças climáticas, os cinturões verdes ou as transferências de água entre bacias realmente terão algum impacto.”

Os principais projetos de transferência de água, como a série de canais e dutos Sul-Norte, são principalmente para o fornecimento de água para cidades altamente povoadas, como Pequim ou zonas agrícolas cada vez mais industrializadas perto dessas cidades, e fazem pouco para restaurar águas subterrâneas ou lençóis freáticos empobrecidos.

Além das tempestades de areia, partes da China foram recentemente atingidas por secas severas, incluindo as províncias costeiras orientais de Zhejiang e Fujian, que estavam predominantemente secas de outubro do ano passado até fevereiro de 2021, com algum alívio em março.

Mais ao sul, a potência econômica da China: a província de Guangdong, e a província majoritariamente rural de Guangxi também sofreram sob condições de seca desde o final do ano passado, com as autoridades do país cada vez mais recorrendo a recursos como a semeadura de nuvens para induzir chuvas.

A região onde as condições estão mais severas agora é Yunnan, no extremo sudoeste do país, onde 82% da província está passando por secas, levando à escassez de água para pessoas e para o gado nas áreas mais atingidas.

Liu Junyan espera que a conferência de biodiversidade da ONU, que já foi adiada duas vezes, conhecida como Cop15, programada para ser realizada em Kunming, Yunnan, em meados de outubro, possa dar destaque às interações entre mudanças climáticas, recursos hídricos e biodiversidade.

De acordo com estudos sobre aumentos de temperatura em toda a China, Yunnan é a província com maior aquecimento relacionado ao clima na última década e tem sido afetada por secas frequentes nos últimos anos.

“Estive recentemente em Yunnan para verificar o clima, e é ainda mais horrível do que nos anos anteriores”, disse Liu. “No geral, o governo ainda não considera que a mudança climática tem um impacto realmente grande na biodiversidade.”

    Você viu?

    Ir para o topo