DEBILITADO

Leão-marinho baleado na cabeça morre após resgatado em Santa Catarina

Mariana Dandara | Redação ANDA

Magro e apático, o animal foi resgatado no canal da Barra da Lagoa, na região Leste da Ilha de Florianópolis


Escute
Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Um leão-marinho resgatado na tarde da última quarta-feira (14) com um projétil de arma de fogo alojado na cabeça morreu no dia seguinte após ser diagnosticado com anemia, desidratação e infecção. Os veterinários apontaram ainda que o animal apresentava sinais sugestivos de pneumonia.

Amostras do corpo do leão-marinho serão submetidas à necropsia para que a causa da morte seja descoberta. O fato do animal ter sido baleado, no entanto, deve ter influenciado seu quadro de saúde, conforme apontado pela médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Florianópolis).

Sem suspeitas do que pode ter acontecido com o leão-marinho, a equipe veterinária se comprometeu a elaborar um laudo técnico e registrar um boletim de ocorrência para que a morte seja investigada.

Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Magro e apático, o animal foi resgatado no canal da Barra da Lagoa, na região Leste da Ilha. Moradores que passavam pelo local encontraram o leão-marinho. Macho, adulto e com quase 3 metros de comprimento e 225 quilos, ele foi encaminhado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação de Animais Marinhos (CePRAM), no bairro Rio Vermelho, onde foi hidratado e medicado.

Apesar dos cuidados que recebeu, o animal não sobreviveu. De acordo com os veterinários que o socorreram, exames feitos a partir dos dentes do leão-marinho devem apontar a idade do animal. A espécie costuma viver até 20 anos.

Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA

RECEPÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>