EnglishEspañolPortuguês

SUSTENTABILIDADE SUSTENTABILIDADE SUSTENTABILIDADE

China lidera maior aumento mundial em capacidade de energia eólica

Os desenvolvedores construíram parques eólicos com uma capacidade total de quase 100 GW em 2020, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior,Os desenvolvedores construíram parques eólicos com uma capacidade total de quase 100 GW em 2020, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior,Os desenvolvedores construíram parques eólicos com uma capacidade total de quase 100 GW em 2020, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior

12 de abril de 2021
Jillian Ambrose | Traduzido por Larissa LoureiroJillian Ambrose | Traduzido por Larissa LoureiroJillian Ambrose | Traduzido por Larissa Loureiro
4 min. de leitura
A-
A+
Imagem de energia eólica
Foto: Pixabay

A China construiu mais capacidade de parques eólicos em 2020 do que todo o mundo combinado no ano anterior, levando a um recorde anual de instalações de parques eólicos, apesar da pandemia Covid-19.

Um estudo revelou que a China liderou o maior aumento de capacidade de energia eólica do mundo já que os desenvolvedores construíram quase 100 GW de parques eólicos no ano passado – o suficiente para abastecer quase três vezes o número de residências no Reino Unido e um aumento de quase 60% no ano anterior.

A maioria dos novos parques eólicos do mundo foi construída em terra, o que mais do que compensou uma queda de 20% na nova capacidade de energia eólica construída no mar.

O relatório da Bloomberg New Energy Finance descobriu que a China construiu mais da metade da nova capacidade de energia eólica do mundo. Seus parques eólicos na terra e no mar cresceram quase 58 GW no ano passado, mais do que o crescimento da energia eólica combinada do mundo em 2019.

Isabelle Edwards, a autora do relatório, disse: “Embora todas as regiões tenham comissionado mais capacidade eólica do que no ano anterior, o crescimento sem precedentes observado em 2020 deve ser creditado ao mercado eólico chinês”.

Os desenvolvedores de energia renovável chineses entraram no mercado antes de um corte iminente para novos subsídios à energia eólica do governo, e a demanda provavelmente diminuirá no próximo ano.

Um relatório separado, feito por ativistas dos EUA no Global Energy Monitor, descobriu que a China também construiu quase dois terços das usinas de carvão em operação no mundo.

Nos primeiros seis meses do ano passado, a China foi o local de quase 90% de todas as usinas a carvão em construção e lar de metade da capacidade mundial de eletricidade a carvão em operação, de acordo com o relatório.

O presidente da China, Xi Jinping, surpreendeu os delegados da ONU no ano passado ao anunciar que a economia de crescimento mais rápido do mundo garantiria que suas emissões atingissem o pico nos próximos cinco anos e cairiam para zero líquido em 2060.

Mas especialistas alertam que o 14º plano quinquenal da China, publicado este mês, pode levar a um aumento nas emissões de gases de efeito estufa depois de dar poucos detalhes sobre como o maior emissor do mundo cumpriria suas novas metas climáticas.

O aumento repentino da energia eólica na China foi seguido por um boom nos Estados Unidos, onde os desenvolvedores construíram 16,5 GW de nova capacidade eólica no ano passado, antes da eliminação de um esquema de crédito fiscal do governo.

O recorde de instalações de parques eólicos foi três quartos maior do que em 2019 e bem à frente do recorde de instalação anterior do país estabelecido em 2012.

Na Europa, novos parques eólicos adicionaram 12,6 GW de capacidade de energia renovável no ano passado, incluindo o parque eólico Borssele de 752 MW, na Holanda, e uma estação de 539 MW no projeto East Anglia One, no Reino Unido.

O aumento no crescimento do parque eólico na China e nos EUA também tirou a Vestas da Dinamarca de seu lugar como a maior fabricante de turbinas eólicas do mundo pela primeira vez em cinco anos.

A empresa foi usurpada pela empresa norte-americana de turbinas GE e pela chinesa Xinjiang Goldwind, que eram os dois principais fornecedores de turbinas em todo o mundo.

“GE e Goldwind conquistaram os dois primeiros lugares no ranking deste ano, concentrando-se nos maiores mercados. Essa estratégia pode não ser tão frutífera em 2021, já que os subsídios acabam nessas áreas ”, disse Edwards. “A Vestas assume menos risco de mercado, com turbinas comissionadas em 34 países no ano passado.”

A Vestas espera se tornar um líder no mercado eólico no mar global até 2025, após concordar em comprar a participação de 50% da Mitsubishi Heavy Industries em sua joint venture, MHI Vestas.

Bert Nordberg, presidente da Vestas, disse que o negócio, no valor de quase € 710 milhões (£ 610 milhões), foi o “início de um novo capítulo na história da Vestas” que ofereceria grandes oportunidades conforme o lançamento de energia renovável se acelere.

 

    Você viu?

    Ir para o topo