EnglishEspañolPortuguês

AUSTRÁLIA AUSTRÁLIA

Incêndios florestais ameaçam sobrevivência de ornitorrincos

,

10 de abril de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Uma pesquisa feita pela University of New South Wales aponta que o incêndios florestais que devastaram a Austrália em 2019 e 2020 causaram um dano irreparável à população de ornitorrincos. Os animais que sobreviveram às chamas, agora morrem com a falta de abrigo, alimento e com a seca causada pelo desequilíbrio ambiental ocasionado pelos incêndios.

Os cientistas afirmam que a quantidade de cinzas e resíduos que poluiu a água também está afetando a espécie. Nos últimos anos, mais de um terço de todos os indivíduos da espécie foram dizimados, o que significa que os animais estão sensivelmente à beira da completa extinção na natureza. Muitos ornitorrincos estão migrando de área e se tornam presas de outras espécies.

Muitos animais que viviam em regiões protegidas desapareceram. Os pesquisadores tentam descobrir se eles morreram ou se deslocaram, mas migrações em massa da espécie são raras, o que deixa a primeira alternativa mais evidente. Nenhum ornitorrinco jovem foi encontrado. Os cientistas voltarão ao local em alguns meses para concluir o estudo.

A Dra. Kita Ashman, ecologista de Espécies Ameaçadas e Adaptação Climática do WWF-Austrália, disse que as descobertas são extremamente preocupantes. “Dada a pesquisa que recentemente mostrou que as populações de ornitorrincos diminuíram em um terço nos últimos dez anos, qualquer outra ameaça ao ornitorrinco é uma preocupação real”, disse ela.

E completa: “Os incêndios e a seca realmente devastaram as populações de ornitorrincos, a seca tem sido uma ameaça de longo prazo e os incêndios foram um prego no caixão para muitas populações de ornitorrincos. É mais provável que os indivíduos tenham morrido nos incêndios ou devido à degradação do habitat”, salientou.

Ela finaliza alertando que é muito importante que toda a população se conscientize que os ornitorrincos precisam da ajuda de todos para sobreviver. Conservar os poucos habitats que restaram é a única forma de salvá-los.

    Você viu?

    Ir para o topo