EnglishEspañolPortuguês

HEROÍNA

Cadela sem lar escava um túnel para proteger seus filhotes do frio

10 de abril de 2021
Danielli Nascimento | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Mesmo após milhares de anos a serem domesticados pela primeira vez, os cães ainda têm instintos de sobrevivência incríveis, suportando condições adversas por meio de habilidade e intuição. Cedar, uma cadela abandonada de Hockley County (Texas), provou isso com esforços notáveis para manter seus filhotes recém-nascidos seguros e aquecidos.

Antes de um vórtice polar atingir a cidade, Cedar deu à luz a seus filhotes em fevereiro de 2021 e para proteger seus bebês do frio e de predadores, ela cavou um túnel de 1,2m para baixo e também fez outro túnel de 6 metros de comprimento. Com isso, garantiria que os predadores não pudessem ver os filhotes quando ela não estivesse lá.

Pode acreditar, os cães não procuram só diversão. Cavando este túnel, sua família estaria aquecida enquanto os filhotes mamavam, mas Cedar ainda precisava se alimentar e felizmente, alguém a encontrou.

Família descoberta

No final de fevereiro, Sallie Morris, dona da Morris Safe House em South Plains, recebeu uma ligação informando que um cachorro faminto estava rodando a linha das árvores de sua propriedade. E ela desceu rapidamente até o local com comida.

Claramente sem medo das pessoas, Cedar veio correndo pela estrada de terra em direção a Morris, ela disse ao KCBD News: “Na manhã seguinte, eu a conheci e ela ficou ainda mais feliz em me ver, e ela começou a tirar comida da minha mão”.

Morris continuou a dar comida para Cedar dia e noite, conversando com ela para ganhar sua confiança. Porém, em 1º de março, enquanto Cedar comida, Morris ouviu o choro de um filhote de 4 a 6 semanas de idade. Após resistência, ela levou o cãozinho para tratamento.

Posteriormente, Morris descobriu que Cedar tinha mais três filhotes e eventualmente eles ainda estavam no túnel que ela havia feito para eles. Mas realmente o túnel serviu ao seu propósito, pois a equipe de resgate não conseguiu encontrar os outros cães.

“Então, imediatamente desci com a comida, não conseguimos encontrá-los. Eu tirei as armadilhas e os isquei para que entrassem”, disse Morris.

Com um filhote, chamado Mackey) na Casa Segura, ainda havia mais quatro cães precisando ser resgatados. O bom relacionamento de Cedar com Morris contribui para que levasse apenas alguns dias, antes que ela pudesse atrair o cão mais velho para seu jipe. Assim que chegaram à Casa Segura, Cedar se reuniu com Mackey.

Foto: Divulgação

Finalmente, Dustee, Timber e Faviana foram pegos 

Todos estão agora com sua mãe em Morris Safe House. A diretoria da Morris Safe House até entraram em contato com encanadores locais para verificar o túnel com câmeras, caso algum filhotes permanecesse,mas não havia outros.

Felizmente, esta pequena família nunca terá que sobreviver a um clima intenso e à fome novamente. Graças Cedar que sabia uma maneira de mantê-los seguros até o resgate.

Os cães estarão disponíveis para adoção em breve. 

Você viu?

Ir para o topo