EnglishEspañolPortuguês

CARAGUATATUBA (SP)

Polícia Ambiental resgata filhote de macaco-prego de cativeiro

8 de abril de 2021
Danielli Nascimento | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: PA/Divulgação

Na última segunda-feira (5), policiais ambientais de Caraguatatuba resgataram um filhote de macaco-prego após o recebimento de uma denúncia de animal silvestre em cativeiro. A multa para o responsável foi de R$500,00.

O animal tem aproximadamente um ano e estava em uma casa localizada no bairro Barranco Alto, na região sul da cidade. A mãe do criminoso informou aos policiais que seu filho havia comprado uma macaquinha e que, inclusive, tinha a nota fiscal comprovando a aquisição de criador autorizado.

De acordo com o site Nova Imprensa, os policiais ambientais teriam encontrado diversas irregularidades no documento de compra, incluindo o sexo do animal. Após acompanhar a ocorrência, o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disse que se tratava de um macho e não fêmea, conforme descrição na nota fiscal.

Diante disso, o caso foi encaminhado para apuração na Delegacia Central de Caraguatatuba.

Futuro

O filhote ficará em observação e readaptação no Cras Pet do Parque Ecológico do Tietê em São Paulo. Após, será a reabilitação, será solto em seu habitat. 

O responsável não pagará somente a multa, mas também deve responder pelo crime de “manter animal silvestre não inserido na lista de animais em extinção em cativeiro, sem autorização do órgão competente”.

Segundo a Polícia Ambiental, estima-se que para cada animal retirado na natureza e colocado à venda, outros nove morrem nas mãos de traficantes, vítimas de abusos e maus-tratos decorrentes da captura e transportes precários.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Polícia Militar Ambiental de acordo com cada região.

Você viu?

Ir para o topo