EnglishEspañolPortuguês

RETROCESSO RETROCESSO

Botsuana anuncia abertura de temporada de caça de elefantes

,

8 de abril de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Botsuana anunciou esta semana que retomará sua temporada de caça de troféus após proibir a prática por mais de um ano com a chegada da pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Até agora, foram emitidas licenças para matar cerca de 300 elefantes. O país é o lar da maior população de elefantes do mundo, estimada atualmente em 130.000 indivíduos.

Em 2014, o país surpreendeu positivamente ao anunciar que a caça seria proibida e que a população de elefantes seria protegida, mas reverteu a decisão cinco anos depois. A temporada de caça de 2021 durará até o final de dezembro. Existe um grande lobby pró-caça em Botsuana que se alimenta da morte de animais inocente em troca do lucro financeiro.

Autoridades do país afirmam que não aceitaram críticas externas, pois a decisão foi tomada baseada na aprovação da maior parte da população de Botsuana, embora não existam dados concretos sobre quantas pessoas foram consultadas e se elas receberam educação ambiental para entender a extensão dos danos causados pela caça e o sofrimento a que esses animais são submetidos.

O país alega que a caça é uma forma de controlar a população de animais. No mês passado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) destacou que décadas de caça e redução dos habitats geralmente as populações de elefantes na África. As espécies florestais de elefantes foram especialmente atingidas.

    Você viu?

    Ir para o topo