PROCEDIMENTO RARO

Onça recebe dentes de porcelana após sofrer desgaste dentário que impediria sobrevivência na natureza

Mariana Dandara | Redação ANDA

Diagnosticada com um desgaste anormal de suas presas, a onça poderia sofrer uma fratura dentária que a impediria de caçar e, por consequência, de sobreviver na natureza


Escute
Foto: Divulgação/Naturatins

Uma onça-pintada recebeu novos dentes feitos de porcelana após sofrer um desgaste dentário que poderia impedi-la de sobreviver na natureza após a soltura no habitat.

O procedimento foi promovido de maneira voluntária por diversos profissionais. Realizado no Centro da Fauna (Cefau), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), localizado em Palmas, a consulta dentária contou com a participação de equipes de duas universidades, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Inusitado para animais, o implante de dentes de porcelana é comum em pacientes odontológicos humanos. O procedimento realizado na onça é parecido com o que é feito nas pessoas. No entanto, no caso do animal silvestre foi preciso fazer uso de anestésico para que as presas novas fossem implantadas.

Foto: Divulgação/Naturatins

Macho e adulto, o animal tem aproximadamente quatro anos de idade e pertence a uma espécie ameaçada de extinção. Como a aplicação de anestesia nesses animais é bastante delicada, os profissionais que atuaram no caso aproveitaram a oportunidade para coletar material genético da onça. O objetivo é usar a amostra em estudos que podem embasar ações futuras de conservação da espécie.

Em entrevista ao G1, o médico veterinário Fernando Silveira explicou a importância das onças terem presas íntegras. “A presa é muito importante na hora de quebrar osso, de comer. Quando está em vida livre é importantíssimo para caçar e esse desgaste anormal estava fraturando o dente, ia levar a fratura completa das presas do animal, dos caninos”, disse.

O procedimento realizado pelos voluntários foi um sucesso e a onça passa bem. Sua evolução será acompanhada pela equipe do Cefau.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

EDUCAÇÃO

BENEFÍCIOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>