EnglishEspañolPortuguês

PRESERVAÇÃO

Investidores do Reddit usam os recursos do GameStop para ajudar a proteger os gorilas

Membros do WallStreetBets gastam ganhos em doações para animais em extinção, incluindo elefantes e tartarugas

6 de abril de 2021
Redação | Larissa Loureiro
5 min. de leitura
A-
A+
Imagem de um gorila
Pixabay

Gorilas, elefantes, pangolins e tartarugas marinhas foram entregues uma tábua de salvação por investidores amadores que derrotaram o mercado de ações em seu próprio jogo.

Centenas de milhares de dólares foram gastos ajudando animais ameaçados de extinção por usuários de uma comunidade de dicas de comércio do Reddit, dando às organizações conservacionistas em todo o mundo um impulso financeiro muito necessário durante um ano difícil.

O dinheiro veio de usuários do subreddit WallStreetBets, que no início deste ano compraram em massa pequenos volumes de ações da varejista GameStop. Isso inflou o preço das ações da empresa, aumentando o valor para si mesmas e deliberadamente retendo-o de investidores profissionais, como fundos de cobertura e grandes empresas de Wall Street que esperavam lucrar com seu fracasso.

Muitos desses pequenos investidores gastaram seus ganhos na conservação dos animais.

Os gorilas foram os maiores beneficiários, em parte devido à triste história de Harambe, que ainda persiste como meme. Em um fim de semana típico, o Dian Fossey Gorilla Fund consegue 20 novas adoções de gorilas. Mas desde sábado, recebeu mais de 3.500 adoções no valor de $350.000 (£252.000). Muitos foram feitos com nomes fictícios, incluindo “Fuck Melvin capital” e “Jim Cramer’s Tears”, que atiraram contra os gestores de fundos de cobertura.

“O apoio recebido por nossa organização, assim como por outras, é incrível”, disse a Dra. Tara Stoinski, presidente, executiva e diretora científica do fundo gorila. “Um dos maiores desafios na conservação é que não há financiamento suficiente para os desafios que enfrentamos em campo.”

Além de dinheiro, o influxo de doações trouxe bem-vinda atenção pública ao trabalho do fundo. “Muitas pessoas simplesmente não sabem que os gorilas são espécies de risco e que podemos perdê-los”, disse Stoinski.

Gorilas também foram adotados no parque nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, onde guardas florestais regularmente arriscam suas vidas para proteger a vida selvagem, e por meio da Fundação Aspinall, que recentemente contratou Carrie Symonds como diretora de comunicações.

O Sheldrick Wildlife Trust, mais conhecido por administrar um centro de resgate de elefantes órfãos no Quênia, recebeu um aumento incomum de US $10.000 em doações no último fim de semana. “É uma nova base de apoiadores para nós, com certeza, pela qual somos extremamente gratos”, disse Amie Alden. “Atualmente, temos mais de 90 elefantes órfãos dependentes sob nossos cuidados e é um empreendimento caro.”

Alden disse que permitir que as pessoas adotem um animal é uma forma muito mais pessoal de doar. “É um indivíduo nomeado com personalidade, características e uma história de resgate única. Por meio dessa doação, eles têm acesso a atualizações mensais escritas por seus responsáveis sobre seu órfão específico.

“Fomos uma das primeiras instituições de caridade a tentar esse método. Acho que abre uma janela real para a inteligência dos elefantes, suas emoções, sua família, e são esses tipos de elementos que realmente conectam as pessoas à diferença que estão fazendo.”

Adoções também são uma forma útil de gerar associações para a Sea Turtle Conservancy, com sede na Flórida. “Organizações como a nossa não fabricam e vendem um produto”, disse seu diretor executivo, David Godfrey. “Não estamos nem vendendo um serviço para as pessoas; não estamos cortando cabelo, não estamos consertando o carro deles. Estamos fazendo algo para a melhoria do planeta. A fim de arrecadar dinheiro para apoiar o que fazemos, você tem que dar às pessoas um nexo e o programa de adoção é o que podemos vender.”

O punhado de doações para a área de conservação de usuários do Reddit nesta semana não fará uma grande diferença em seu orçamento. Mas já teve ganhos inesperados antes, como depois do derramamento de óleo da BP em 2010 no Golfo do México, que afetou tartarugas marinhas por anos depois.

Leif Cocks, fundador e presidente do Orangutan Project, com sede na Austrália, que também se beneficiou da adoção do Reddit, disse que a filantropia foi parcialmente motivada por um sentimento de empatia e compaixão. “O que descobrimos na conservação é que você fala sobre mudanças climáticas – muito pouco interesse. Fale sobre a conservação da floresta tropical – um pouco mais de interesse. Você fala sobre um orangotango individual e isso é o que melhor parece conectar com as pessoas.”

Outros animais representados no zoológico Reddit incluem pangolins, linces, lobos e ursos polares, bem como todos os tipos de vida marinha. Alguns investidores de guerrilha optaram por adotar touros ou ursos em uma referência astuta à terminologia de negociação de mercado.

As doações foram particularmente bem-vindas porque muitos programas de conservação foram duramente atingidos pela pandemia de Covid. O Parque Nacional de Virunga perdeu quase 40% de sua receita da noite para o dia, quando as atividades turísticas fecharam.

A renda do Sheldrick Wildlife Trust proveniente de visitas educacionais secou quando seu viveiro de Nairóbi foi forçado a fechar no ano passado. “Tivemos a sorte de poder continuar nossos projetos de campo durante a pandemia, e isso em grande parte graças aos adotantes”, disse Alden. “Mas a Covid fez uma diferença real para nós.”

O fundo Dian Fossey não sofreu uma queda nas doações, mas seus custos de campo aumentaram. Grandes macacos, como gorilas, podem pegar Covid, então a instituição de caridade teve que gastar dinheiro em equipamentos de proteção e na rotação de funcionários para mantê-los isolados.

Stoinski disse que espera que as pessoas que adotaram um gorila na empolgação do drama do Reddit continuem a doar. “Temos muita sorte que muitas pessoas amam gorilas, que foram inspirados na história original de Dian Fossey”, disse ela.

“Temos muitos doadores de longo prazo que nos permitiram, ao contrário de muitas organizações sem fins lucrativos, chegar a mais de 50 anos. Em última análise, é assim que sustentamos nosso trabalho. A esperança é que mais pessoas sejam inspiradas a aprender sobre o que fazemos e queiram ser chamados de apoiadores da organização.”

    Você viu?

    Ir para o topo