EnglishEspañolPortuguês

DESEQUILÍBRIO DESEQUILÍBRIO

Mudanças climáticas causam floração precoce de cerejeiras no Japão

O pico de florescimento foi alcançado em 26 de março em Kyoto e especialistas dizem que o impacto do aquecimento global é o culpado,O pico de florescimento foi alcançado em 26 de março em Kyoto e especialistas dizem que o impacto do aquecimento global é o culpado

2 de abril de 2021
Júlia Faria e Castro | Redação ANDA Júlia Faria e Castro | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

As flores de cerejeira famosas do Japão atingiram seu pico florido em muitos lugares no início deste ano do que em qualquer momento desde que os registros formais começaram, quase 70 anos atrás, com especialistas dizendo que a crise climática é a causa provável.

Chamada no Japão de sakura, as flores costumavam atingir seu pico em abril, coincidindo com o início da nova escola e do ano comercial. No entanto, as flores começaram a rastejar mais cedo, e agora, na maioria dos anos, as flores já se foram antes do primeiro dia de aula.

Este ano, o pico de floração foi alcançado em 26 de março na antiga capital de Kyoto, o primeiro desde que a Agência Meteorológica do Japão começou a coletar os dados em 1953 e 10 dias antes da média de 30 anos. Recordes semelhantes foram estabelecidos este ano em mais de uma dúzia de cidades japonesas.

Alguns dizem que é o pico de florescência mais precoce de todos os tempos, com base em registros de documentos históricos, diários e livros de poesia de Kyoto. O cientista ambiental da Universidade da Prefeitura de Osaka, Yasuyuki Aono, que rastreia esses documentos, disse que as primeiras flores que encontrou antes deste ano foram em 27 de março dos anos 1612, 1409 e 1236, embora não haja registros por alguns anos.

“Podemos dizer que é mais provável por causa do impacto do aquecimento global”, disse Shunji Anbe, funcionário da divisão de observações da Agência Meteorológica do Japão.

A agência rastreia 58 cerejeiras “referência” em todo o país, e neste ano 40 delas já atingiram o pico de floração e 14 o fizeram em tempo recorde. As árvores normalmente florescem por cerca de duas semanas a cada ano, desde o primeiro botão até a queda de todas as flores.

As cerejeiras são sensíveis às mudanças de temperatura e o momento de sua floração pode fornecer dados valiosos para estudos de mudanças climáticas, diz a Anbe.

De acordo com os dados da agência, a temperatura média de março em Kyoto subiu para 10,6C (51,1F) em 2020 de 8,6C em 1953. Até agora, a temperatura média de março deste ano no Japão foi de 12,4C.

Sakura influenciou profundamente a cultura japonesa por séculos e foi regularmente usada na poesia e na literatura, com sua fragilidade vista como um símbolo de vida, morte e renascimento.

    Você viu?

    Ir para o topo