RISCO DE EXTINÇÃO

Tamanduá é internado sob risco de morte após ser resgatado com feridas repletas de larvas

Mariana Dandara | Redação ANDA

Após receber os primeiros socorros, o tamanduá-bandeira foi submetido à exames que diagnosticaram antigas fraturas já consolidadas e também aumento do tamanho do coração


Escute
Foto: Divulgação / Ufla

Um tamanduá-bandeira foi internado em estado grave no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) após ser resgatado em uma fazenda na cidade de Campo Belo, em Minas Gerais.

Um fazendeiro se deparou com o animal silvestre em condição de debilidade e acionou a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA), que enviou uma equipe ao local.

Ao chegar no hospital veterinário, o tamanduá foi atendido pela médica veterinária Samantha Favoretto, responsável pelo Ambulatório de Animais Selvagens da UFLA. Conforme informado ao G1 pela profissional, trata-se de um macho com poucas chances de recuperação.

Favoretto lembrou ainda que o tamanduá-bandeira, animal icônico da fauna brasileira, está vulnerável à extinção. Segundo ela, a população da espécie tem sofrido queda na natureza. Por conta disso, cada morte de um tamanduá-bandeira é uma perda muito grande para a biodiversidade do país.

Foto: Divulgação / Ufla

“O tamanduá-bandeira, ao chegar ao ambulatório, apresentava-se caquético, desidratado, muito apático. Tinha várias feridas com presença de larvas em grande quantidade, o que demonstra que já estava machucado há alguns dias”, contou a veterinária.

Após receber os primeiros socorros, o tamanduá foi submetido à exames. “Durante o exame de raio-x foram diagnosticadas antigas fraturas de esterno e costela, já consolidadas, e também aumento do tamanho do coração, indicando que pode se tratar de um animal mais velho”, comentou Samantha.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HOMENAGEM

ESCRAVIDÃO

DADOS ALARMANTES

MAUS-TRATOS

DESMONTE AMBIENTAL

ZOOFILIA

RÚSSIA

FINAL FELIZ

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>