DIREITO À VIDA

Petição criada pela ANDA pede o fim do assassinato de animais que fogem de matadouros e outros locais de exploração

Bruna Araújo | Redação ANDA


Escute
Foto: Reprodução | Change.org

Um abaixo-assinado criado pela ANDA no site da Change.org, parceira da organização e maior plataforma de petições e webativismo do mundo, pede que animais que fugirem de matadouros, fazendas, zoológicos, circos e outros locais onde sejam aprisionados e explorados tenham suas vidas poupadas e sejam encaminhados para abrigos e santuários. O abaixo-assinado já conta com mais de 670 assinaturas em menos de 24 horas e é endereçada à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Segundo a petição: “Casos de animais que fogem de situações de tortura, estresse intenso e sofrimento profundo após serem mantidos confinados e maltratados são comuns no Brasil. Seres indefesos são explorados pela indústria da carne e de laticínios, aprisionados em zoológicos e aquários e escravizados por circos e outras atividades que abusam de animais para entretenimento humano. Apenas no Brasil, mata-se um porco, um boi e 180 frangos por segundo, de acordo com dados do IBGE”.

Episódios que reforçam a urgência na criação de uma legislação que ampare esses animais não faltam. Em julho de 2020, um boi fugiu em desespero de uma fazenda em Passos, um município localizado no interior de Minas Gerais. O animal foi cruelmente alvejado por policiais militares com quatro tiros de fuzil em praça pública. O boi não morreu imediatamente e um dos policiais pediu um faca e degolou o animal diante de uma multidão.

Foto: Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA)

Além do expor o despreparo que autoridades e funcionários têm para lidar com casos de fugas de animais, existe a banalização e o desrespeito à vida ao sentenciá-los à morte. “É imprescindível que uma lei seja aprovada para proibir que animais que já foram submetidos a violências físicas e psicológicas sejam assassinados apenas por tentar sobreviver. Esses animais precisam ser encaminhados para santuários e refúgios”, reforça o texto da petição.

Clique aqui e assine a petição. Os animais precisam de você.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

EDUCAÇÃO

BENEFÍCIOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>