EnglishEspañolPortuguês

SALMONELLA SALMONELLA SALMONELLA SALMONELLA

Mais de 2 mil pássaros morrem após serem contaminados por seres humanos

Especialistas em vida selvagem receberam milhares de ligações sobre pássaros mortos na Califórnia,Especialistas em vida selvagem receberam milhares de ligações sobre pássaros mortos na Califórnia,Especialistas em vida selvagem receberam milhares de ligações sobre pássaros mortos na Califórnia,Especialistas em vida selvagem receberam milhares de ligações sobre pássaros mortos na Califórnia

23 de março de 2021
Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Imagem de pássaro
Pixabay

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW) relata que mais de 2.000 pássaros canoros morreram no estado de 20 de dezembro a 8 de março – e o culpado está sentado no quintal das pessoas.

A agência determinou que as aves estão contraindo Salmonelose, uma doença causada pela bactéria Salmonella, ao compartilhar os comedouros de pássaros com outras espécies de aves infectadas.

Pinheiros, uma espécie de tentilhão que passa o inverno na Califórnia, são as principais espécies afetadas pelo surto, junto com um pequeno número de pintassilgos.

“Quando há uma doença circulando na população, os comedouros de pássaros garantem que as aves permaneçam em contato realmente próximo umas com as outras, assim como outras aves, enquanto usam o comedouro. Pense em ter que dividir um prato ou copo de água com sua família inteira, bem como todos em sua vizinhança, sem lavar entre cada indivíduo”, disse Krysta Rogers, Cientista Ambiental Sênior do CDFW disse ao DailyMail.com por e-mail.

“Os comedouros de pássaros também mantêm os pássaros em um local por longos períodos de tempo, permitindo que as fezes se acumulem. Se houver pássaros doentes nesse grupo, eles irão liberar a bactéria Salmonella em suas fezes, contaminando a área fazendo com que mais e mais pássaros adoeçam e morram da infecção ao tentarem acessar o comedouro ou se alimentar das sementes derramadas sob o alimentador.”

“A maneira mais eficaz de retardar a propagação desta infecção e reduzir a mortalidade é remover os comedouros dos pássaros, porque é o local principal onde a doença se espalha.”

Salmonelose é uma infecção por uma bactéria Salmonella que vive no trato intestinal de animais, incluindo pássaros. E pode ser transmitido a humanos que comem alimentos contaminados com fezes de animais.

A doença foi descoberta se espalhando para as aves durante os meses de inverno e ocorreu na Califórnia em anos anteriores.

O último evento foi entre dezembro de 2019 e abril de 2020, porém apenas 110 aves mortas foram relatadas, mas Rogers diz que “apenas cerca de um quarto era suspeito de ter Salmonelose“.

“Nosso laboratório confirmou Salmonelose em várias aves, incluindo lagostins e pintassilgos submetidos para teste, então parece que a infecção estava circulando em um nível relativamente baixo na população no inverno passado”, ela continuou.

No entanto, este surto parece ser mais desenfreado e especificamente ao longo da costa da Califórnia.

O maior número de relatos são de Sonoma (228), Santa Clara (231), Marin (173), Contra Costa (150), San Mateo (143), Santa Cruz (115), Alameda (109), Sacramento (109) e condados de Placer (72).

Salmonelose ocorre periodicamente em siskins de pinheiro em alguns invernos em toda a sua gama. Quando um grande número de pinheiros se junta, a doença pode se espalhar rapidamente, causando alta mortalidade”, Rogers compartilhou em um comunicado.

A maioria das aves morre dentro de 24 horas após a infecção. Aves doentes geralmente apresentam penas eriçadas e se movem lentamente. Alguns também apresentam dificuldade para respirar ou seus olhos podem parecer inchados e parcialmente fechados.

Se você encontrar um pássaro que pareça doente, o CDFW recomenda que você use luvas descartáveis ​​e lave as mãos se planeja se desfazer da carcaça, junto com o manuseio de alimentadores de pássaros.

“Não está claro se a bactéria Salmonella desaparece completamente da população. Pode ser que algumas aves se recuperem, mas ainda carreguem baixos níveis de bactérias em seu trato intestinal e, sob certas condições, se tornem mais suscetíveis a desenvolver a doença”, disse Roger.

A maioria dos surtos de Salmonelose termina quando os filhotes de pinheiro voltam aos seus criadouros, geralmente no final de março ou abril.

Em seus criadouros, os siskins de pinheiro são mais dispersos para atividades de reprodução, como construção de ninhos e filhotes, então a infecção tende a ser menos comum.

    Você viu?

    Ir para o topo