EnglishEspañolPortuguês

CUBA

Ativistas criam megaoperação para salvar dezenas de cães condenados à morte

Os responsáveis pela ação foram protetores de animais locais

20 de março de 2021
Ana Garcia | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Facebook/Beatriz Batista

No dia 27 de outubro de 2020, um grupo de ativistas conseguiu salvar dezenas de cachorros em situação de rua que iriam seriam mortos em um centro de controle de zoonoses. Tudo isso ocorreu no município de La Lisa, em Havana, capital cubana.

Segundo o portal de notícias Animales Queridos, os ativistas se uniram através das redes sociais e se aliaram à Associação Cubana para a Proteção de Animais e Plantas (ANIPLANT) para retirar os animais do Centro de Observação de Saúde Pública, também conhecido como Zoonose, e evitar que os animais fossem sacrificados sem motivo.

O local é conhecido pela injeção estricnina nos animais, uma substância capaz de levar à morte em três minutos. Ela já foi muito utilizada como pesticida, especialmente para matar ratos, mas dada a sua alta toxicidade, tanto para animais quanto para humanos, foi proibida em diversos países.

Foram resgatados, no total, 27 cães adultos, 10 filhotes e três cadelas que haviam dado a luz há pouco. Todos foram levados para um abrigo ou lar temporário para serem examinados por veterinários e, posteriormente, alocados em uma casa.

A ANIPLANT se comprometeu, ainda, a ceder os medicamentos e a esterilização para os animais resgatados.

Você viu?

Ir para o topo