EnglishEspañolPortuguês

INSPIRAÇÃO

Amizade entre girafas fêmeas aumenta expectativa de vida dos animais

19 de março de 2021
Gustavo Henrique Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Getty Images

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Zurique, através da combinação de informações, dados demográficos e outros estudos sobre girafas, mostrou que as fêmeas da espécie se beneficiam de melhor saúde e bem-estar ao terem relações próximas umas com as outras, garantindo maiores chances de sobrevivência para elas.

A cientista Monica Bond, junto à universidade, liderou a equipe do estudo e utilizou os dados após cinco anos de trabalhos com o animal na Tanzânia, país da África Oriental, que mostram como as girafas fêmeas criam laços de amizade semelhantes aos desenvolvidos entre os humanos.

Essa relação amplia as possibilidades de alimentação e proteção para as fêmeas e seus filhotes, enquanto aquelas que vivem isoladas aprendem menos a respeito de fontes de alimento ou ameaça de predadores. “Agrupar-se com mais fêmeas está correlacionado a uma melhor sobrevivência das girafas fêmeas, mesmo com a mudança frequente de membros do grupo”, afirmou a cientista.

Os benefícios, contudo, não são somente sociais: a amizade entre as girafas fêmeas favorece o lado emocional e fisiológico dos animais, pois eles são capazes de controlar melhor os níveis de estresse ao construírem tais laços. “Parece ser benéfico para as girafas fêmeas se conectarem com um número maior de outras e desenvolverem um senso de comunidade maior, mas sem um forte senso de afiliação de subgrupo exclusivo”, complementou a pesquisadora.

Você viu?

Ir para o topo