DIREITOS ANIMAIS

Cativos: fotojornalista Jo-Anne McArthur ganha exposição virtual

Redação ANDA


Escute
Urso, Dinamarca, 2016 Foto: Jo-Anne McCarthur para Born Free Foundation

A ativista e fotojornalista canadense Jo-Anne McArthur ganhará a partir do dia 29 de março à 02 de abril uma exposição virtual no site e Instagram da Mosaico Fotogaleria. Jo-Anne também participará de uma live de apresentação no dia 01 de abril, às 17h, no Instagram @mosaicofotogaleria. O evento contará com a mediação, tradução e interpretação do ativista e jornalista Lobo Pasolini.

A exposição, intitulada Cativos, apresenta uma série de fotografias feitas ao redor do mundo pela fotojornalista McArthur em locais de cativeiro de animais como zoológicos e aquários. As fotos fazem parte de uma série compilada no livro Captive: the Book (2017), no qual McArthur, através de mais de 100 fotos, nos convida a refletir sobre como nos vemos, ou deixamos de nos ver, através das barras, foço, ou do outro lado de uma barreira de vidro.

Para a exposição virtual no Instagram da Mosaico Fotogaleria e seu website, foram selecionadas 31 fotos que desafiam nossas pré-conceitos sobre zoos e aquários e contribuem para uma análise que se torna cada vez mais comum sobre as éticas destas instituições. A exposição é dividida em 4 partes: uma introdução, fotografia como testemunho, mudanças e Gina, uma elefanta que vive sozinha em um cercado na França.

As fotos em Captive nos permitem ver a solidão e desespero dos animais em cativeiro. Mas elas vão além. Elas nos ajudam a perceber melhor nossas relações difíceis com esses animais. Quando nós vemos todas as formas como animais conscientes são prejudicados em cativeiros, somos compelidos a melhorar essas relações.

Considerando o número de animais mantidos em cativeiro em zoos e aquários, existe uma necessidade ética de se promover mudança para melhorar seu bem-estar e dar a eles oportunidades de ser quem eles são e buscar aquilo que importa para eles. Nós devemos a esses animais nossa atenção e também reparações.

Como seres éticos, ao olhar as fotos que Jo-Anne tão bravamente capturou como testemunha, nós podemos visualizar o que esses animais perderam. Através de atos reflexivos de atenção ética, nós podemos começar a pensar como reparar o mal que os humanos vêm causando ao manter outros seres em cativeiro.

Livro

O livro da exposição pode ser adquirido em: www.weanimalsmedia.org/books

Visite

www.weanimalsmedia.org/project/zoos

www.weanimalsmedia.org/project/aquaria


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECONHECIMENTO

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>